WhatsApp Image 2022-04-14 at 11.32.02
WhatsApp Image 2022-02-09 at 13.20.53
WhatsApp Image 2022-01-08 at 06.02.50
odonto-acre-1024x325-1-300x95
Propaganda GoVista
previous arrow
next arrow

Xapuri: Feira livre retorna com horário reduzido e 30% dos produtores rurais durante a pandemia

Brasiléia, Acre

 

A Feira da Agricultura Familiar de Xapuri, interior do Acre, retorna as atividades com restrições nesta sexta-feira (14), das 5h às 10h. Além do horário, a quantidade de feirantes também foi reduzida e apenas 30% vão voltar ao trabalho.

Trabalhadores do grupo de risco não foram selecionados para a retomada. Antes da pandemia, a feira começava às 5h e se estendia durante todo o dia.

A feira funcionava no Mercado Municipal da Agricultura Familiar, no Centro da cidade, mas mudou para tendas montadas na Rua Floriano Peixoto, também no Centro. O mercado está fechado desde o dia 18 de março, quando iniciou a quarentena no Acre para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Com avanço de fase do estado acreano no Pacto Acre Sem Covid – Acre se encontra na fase de atenção, representada pela cor amarela – as feiras livres podem voltar a funcionar com restrições.

A secretária municipal de Agricultura, Leide Aquino, disse ao G1 que a feira vai funcionar apenas às sextas-feiras na cidade. O retorno foi uma reivindicação da população.

“É a primeira reabertura desde a pandemia, fechamos em março. A feira funciona no mercado, que vai continuar fechado, mas voltamos com essa atividade ao ar livre com tendas para as pessoas não ficarem no sol”, ressaltou.

Leide falou também que foi feito um levantamento para conferir quais dos produtores rurais podem voltar ao trabalho durante a pandemia. Há cerca de 110 produtores cadastrados e foram autorizados a participar da feira no máximo 30.

“Vamos seguir assim porque uma parte deles são do grupo de riscos, tem produtor de idade, com problemas de saúde e não vem. Vamos avaliando conforme for se desenrolando a situação da pandemia. Não temos uma definição de como vai ficar”, reforçou.

A secretária garantiu que vão ser seguidas todas as regras sanitárias para evitar a proliferação do covonavírus. Xapuri tem mais de 600 casos de Covid-19 e oito mortes pela doença.

“Vamos ter uma mesa com álcool em gel e uma fiscalização. Já conversamos com cada um e a população está reivindicando a feira, ninguém vai poder entrar sem máscaras”, concluiu.

Redação FN

Fonte: G1

comentarios
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.