Sem fronteira Internet
ESTUDIO RNN SITE
Margarete Modas
previous arrow
next arrow

URGENTE: Reunião com a Prefeitura de Brasileia pode definir Novo Decreto emergencial, COVID-19

Brasileia, Acre 22.05.2020 10:15

Neste exato momento a Prefeita, Fernanda Hassem, se reuni para discutir os impactos das medidas que já estão sendo adotadas no controle da pandemia e as alterações com um novo Decreto.

Na reunião estão presentes os vereadores, Rogério Pontes (PROS) e Rozevete Honorato de Sousa (PSB), Polícia Militar, Exército e Saúde.

A prefeita relata que já existem 23 casos confirmados e quase 30 em análise. Uma das queixas do Poder Executivo é no sentido de que a população ainda não se deu conta da gravidade da situação, não vem colaborando com o poder público e ainda, em muitas ocasiões, vem demonstrando falta de respeito com o próprio servidor da saúde pública, que não vem fazendo nada além de seu dever, com muita dificuldade e esforço.

Fronteira News Acre - Banner Topo

Dra. Marília, Procuradora do Município, lê o novo decreto que segue com algumas alterações, tornando as medidas de controle e fiscalização mais rígidas, a partir de hoje.

Apesar do novo Decreto já estar finalizado, o objetivo da reunião é discutir e acolher sugestões.

O DECRETO de N O 24 DE 22 DE MAIO DE 2020: “Dispõe sobre novas medidas de prevenção à disseminação da doença COVID – 19, causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2 e dá outras providências.”

Segue abaixo as principais orientações, passadas pela Prefeita Fernanda, a fim de que todos juntos, autoridades públicas e população, possam seguir e respeitar. O momento é crítico. Quanto maior o isolamento social, mais vidas estarão resguardadas.

O jovem Ieve, Coordenador de Ações no controle ao covid, reconhece o trabalho da PM, Cifitran e Exército, mas pede mais eficácia no cumprimento do novo decreto, pois segundo ele, o município não pode “cair” no descrédito da população. Ele ressalta ainda que Cruzeiro do Sul já está tendo que escolher quem vai viver e quem vai morrer, uma vez que já houve saturação no sistema de saúde, e que essa realidade não está longe de acontecer aqui em Brasileia.

Essa pandemia veio mostrar o quanto o nosso sistema de saúde é precário, extremamente distante daquilo que o legislador, ao criar a Constituição Federal de 1988, idealizou.

Como se já não bastasse o reduzido número de profissionais da saúde (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem), grande parte já foi infectada por falta de EPI´s e muitos outros já até vieram a óbito no desempenho de sua função.

Na capital e em alguns municípios, como em Cruzeiro do Sul, a situação já está tão caótica que o sistema já está tendo que eleger quem vive e quem morre. Esse é momento mais triste em que a população se encontra… Dessa forma, que inúmeras medidas vem sendo desenhadas a fim de que, pelo menos, com o que se tem e na medida do que é possível, mais vidas sejam poupadas: Decretos, multas, fechamento do comércio… Essas são algumas posturas adotadas pelo Poder Executivo.

Entretanto, o fato é que a grande diferença partirá da própria população. Os comerciantes devem se adaptar o quanto antes à nova realidade, para preservar seu próprio meio de vida e também para manter a população suprida e segura. Agora é a hora de definir quem realmente nasceu pra ser empreendedor! É hora de usar a criatividade, driblar as dificuldade. As redes sociais e o delivery têm sido grandes ferramentas.

Não deixe pra se conscientizar apenas quando um dos seus entes queridos vier a óbito. Já será tarde demais! Não adianta ficarmos nos lamentando com o que está acontecendo, reclamando do nosso sistema deficitário de saúde e desrespeitando as regras estabelecidas. Lembre-se que a decisão primária de quem deve morrer ou viver parte de você!

Por André Pinheiro

você pode gostar também