A Prefeitura do Rio de Janeiro multou em R$ 22 mil os consórcios responsáveis pelos 21 ônibus da cidade que foram irregularmente para o Acre. Os consórcios ainda podem recorrer da decisão.
Os ônibus estão circulando em Rio Branco, inclusive com adesivos do Disque Denúncia, do programa Ônibus OK e até o brasão do município do Rio. Os ônibus eram de duas empresas: Viação Nossa Senhora das Graças e Viação Verdun.
As empresas podem vender ou substituir os carros da frota, mas precisam de autorização da Secretaria Municipal de Transportes, o que não aconteceu.
No dia seguinte à denúncia, a SMTR alegou que não tinha como saber que os ônibus foram parar no Acre porque as empresas desligaram o GPS dos veículos.
Na época, a prefeitura deu um prazo de uma semana para que os ônibus retornassem ao Rio, mas um mês já se passou e eles não voltaram.
O que dizem os envolvidos
A Secretaria Municipal de Transportes disse que como nenhum dos ônibus foi apresentado dentro do prazo determinado, emitiu 21 multas no total de R$ 22 mil contra os consórcios. A prefeitura também disse que o procedimento para apuração confirmou o descumprimento contratual.
Os consórcios poderão se defender, e ao fim do processo, a SMTR disse que serão aplicadas as penalidades cabíveis.
O Rioônibus, sindicato das empresas de ônibus, ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Fonte: Notícias da Hora