Precisando de foco e concentração? O alecrim pode te ajudar!

Todos nós ficamos agitados com a chegada do final do ano, não é mesmo? Período de Black Friday, depois Natal e Ano Novo. E a sensação (ou seria verdade?) que o Brasil só volta a “funcionar” depois do carnaval?

Faltando um pouco mais de um mês para 2022, é um período que vivenciamos muitos estímulos, demandas para finalizar, reuniões, fechamentos, análises, vendas, enfim… uma correria sem fim.

São várias atividades e não sabemos nem por onde começar. Ficamos agitados, fazemos várias tarefas ao mesmo tempo, e, muitas vezes, não conseguimos finalizar nada. Muito pelo contrário, outras demandas entram na nossa lista. Para esses dias que precisamos de atenção, eu sugiro a infusão de alecrim.

Essa bebida é boa para o cérebro, pois dilata os vasos sanguíneos e o oxigena, também ajuda na digestão e estimula a concentração, foco e memória, proporcionando energia para direcionar o seu pensamento. Seu sabor é picante e amargo e tem aroma fresco e canforado. É estimulante, induz o suor, facilita a menstruação e atua beneficamente em dores de cabeça. Harmoniza e fortifica o coração e as emoções.

Para o preparo da infusão, eu uso uma colher de sopa de alecrim fresco (só as folhas) para uma xícara de água. Deixo a água ferver e desligo o fogo. Macero as folhas e acrescento na panela (esse processo auxilia a liberação dos óleos essenciais mais facilmente) e deixo em infusão na panela tampada por 6 minutos. Depois é só coar e servir.

Contraindicações

Não consuma após às 18h, pois pode prejudicar o sono. Pessoas que apresentam doenças no fígado, tenham pressão alta ou tomam diuréticos e anticoagulantes devem consultar seu médico; grávidas ou lactantes e crianças menores de 5 anos não devem ingerir a infusão.

Raquel Magalhães (@raquelmagalhaes) é sommelière de chá e terapeuta Ayurveda.

Fonte: Casa e Jardim

comentarios
você pode gostar também