Sem fronteira Internet
ESTUDIO RNN SITE
Margarete Modas
previous arrow
next arrow

Ponte da Integração, em Assis Brasil, volta a ser bloqueada por imigrantes

A ponte sobre o Rio Acre, que faz a ligação entre a cidade brasileira de Assis Brasil com a peruana Iñapari, voltou a ser bloqueada por imigrantes estrangeiros, desta vez por cubanos, na maioria, que chegaram à região nos últimos dias.

A informação foi confirmada ao ac24horas pelo secretário municipal de Assistência Social de Assis Brasil, Quedenei Correia. De acordo com ele, o grupo se estabeleceu primeiramente em uma praça, sendo levados, em seguida, para um abrigo.

Ainda segundo o secretário, o grupo, que tem cerca de 70 pessoas, informou que se dirigia para a ponte para fazer um protesto com os mesmos fins da manifestação que ocorreu em fevereiro. Eles querem sair do Brasil pelo Peru.

Quedenei Correia informa que fez comunicado da situação para a polícia Federal, mas foi informado de que os imigrantes não estão impedidos de fazer manifestação pacífica na ponte fronteiriça, que mais uma vez se encontra ocupada.

Em março passado, os imigrantes, na maioria haitianos, que ocupavam a Ponte de Integração desde fevereiro, deixaram o local pacificamente em cumprimento a uma decisão judicial da 2ª Vara Federal Cível e Criminal de Rio Branco.

A reintegração de posse foi solicitada pela Advocacia Geral da União (AGU) sob a alegação de prejuízos de desabastecimento de produtos e insumos na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia.

Na ocasião, o juiz Herley da Luz Brasil chegou a pedir explicação do governo de Jair Bolsonaro sobre as medidas de assistência e retirada pacífica dos estrangeiros, antes de decidir pela reintegração de posse da ponte.

Há meses seguidos, o município de Assis Brasil recebe pessoas, a maioria haitianos, de todos os estados como Goiânia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Amapá e Amazonas, num caminho contrário ao que já foi feito na a entrada para o país.

Fonte : AC24Horas
você pode gostar também