WhatsApp Image 2022-04-14 at 11.32.02
WhatsApp Image 2022-02-09 at 13.20.53
WhatsApp Image 2022-01-08 at 06.02.50
odonto-acre-1024x325-1-300x95
Propaganda GoVista
previous arrow
next arrow

Países que seguiram OMS estão em “melhor posição”, diz Tedros sobre Bolsonaro

27 de abril de 2020, Brasiléia – AC 

Ao ser perguntado sobre críticas feitas por Jair Bolsonaro à OMS, o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou hoje que os países que seguiram as recomendações do órgão estão em situação melhor em meio à pandemia da Covid-19.

Na semana passada, Bolsonaro havia insinuado que o governo brasileiro não seguiria todas as recomendações da OMS porque Tedros não era médico. “Pessoal fala tanto em seguir a OMS. O diretor-presidente da OMS é médico? Não é médico! Sabia disso? É a mesma coisa que falar, aqui no Brasil, que o presidente da Caixa não fosse alguém da economia. Não tem cabimento.”

“Na OMS, nós só podemos dar conselhos. Não temos mandato para impor nada. Cabe a cada país aceitar ou não. […] Mas o que garantimos é que damos nossas orientações com base nas melhores evidências e na ciência”, afirmou Tedros durante entrevista coletiva.

“No dia 30 de janeiro, declaramos emergência global. Naquele momento, só existiam 82 casos fora da China. Nenhum caso na América Latina nem na África. Nada. Apenas dez casos na Europa. Portanto, o mundo deveria ter escutado a OMS cuidadosamente”, continuou.

“Quem seguiu [as recomendações], está em melhor posição do que outros. Isso é fato. […] Damos a melhor recomendação possível. Cabe aos países aceitar ou rejeitar. É responsabilidade de cada um.”

Por André Pinheiro 

fonte: O antagonista

comentarios

Comentários estão fechados.