Sem fronteira Internet
ESTUDIO RNN SITE
Margarete Modas
previous arrow
next arrow

Paciente denuncia falta de medicamento e insumos em posto de saúde do São Francisco

Semsa informou que problema ocorreu por falha no envio dos medicamentos pela distribuidora. Previsão de chegada após o feriado

A paciente Analita Melo da Silva, 72, portadora de diabetes tem vivido um verdadeiro drama quando procura as unidades de saúde do município. Insulinodependente, há meses que a idosa não tem encontrado todos os remédios necessários para manter a doença controlada.

De acordo com a filha de Analita Silva, Bianca Alzira Melo da Silva a falta de medicamentos e de insumos para os pacientes que precisam fazer uso da insulina é fato recorrente, mas que o caso tem se agravado desde o início do ano.

“É desumano o que tem acontecido. Minha mãe toma insulina quatro vezes ao dia e nem sempre encontramos o medicamento, quando tem a insulina falta as agulhas para aplicar, faltas as seringas especificas para esse remédio. Isso sem contar a falta de outros tipos de remédio específicos para as doenças recorrentes do diabetes como a hipertensão”, revelou a dona de casa.

Ainda de acordo com a filha da idosa, essa semana ela procurou a unidade de saúde do bairro São Francisco em busca dos medicamentos para a sua mãe. Além de ser atendida de forma grosseira, ele afirma que teve que passar por um verdadeiro interrogatório pelos servidores da farmácia da unidade.

“A senhora da farmácia, com as receitas da minha mãe nas mãos começou a fazer uma série de questionamentos, como: quantas doses de insulina ela toma por dia, quantos frascos do remédio ela precisaria, porque ela tava querendo aquele medicamentos e outros, até me informar que tinha a insulina, mas não tinha agulhas, nem seringas, muito menos as fitas do aparelho de aferição do nível de açúcar no sangue”, disse.

Segundo a denunciante, dos medicamentos prescritos pelo médico à sua mãe apenas o Omeprazol tinha no posto de saúde.

“Isso acontece em quase todos os postos, não é um caso isolado, não foi só no posto do São Francisco, não. É um absurdo uma unidade de saúde não ter AAS (Ácido Acetilsalicílico), um medicamento simples”, protestou a jovem.

Entre os medicamentos que não foram encontrados pela idosa Analita Silva estão o Carvedilol (hipertensão arterial e angina do peito), Aldactone (controlar a pressão arterial), captopril (anti-hipertensivo), Sinvastatina (regular os níveis de colesterol), Isordil (indicado na prevenção da dor isquêmica cardíaca (angina) e na insuficiência cardíaca congestiva aguda e crônica), Losartana (hipertensão e insuficiência cardíaca), e o AAS

A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para saber sobre a falta dos medicamentos. Por meio de sua assessoria de imprensa a Semsa admitiu a falta dos medicamentos, mas afirmou que o problema ocorreu devido ao atraso no envio dos remédios por parte da distribuidora.

“Houve um atraso no envio dos remédios. A distribuidora teve um problema no envio e por isso atrasou a entrega, mas esse problema já está sendo solucionado e na próxima semana, após o feriado, já teremos esses e outros medicamentos e os insumos sendo entregues nas unidades de saúde”, informou a assessoria.

POR Gleydison Meirelles, Notícias da Hora

você pode gostar também