Nesta quarta-feira (31), a Receita Federal está pagando o terceiro dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda de 2024, beneficiando cerca de 6,1 milhões de contribuintes. Este lote inclui também restituições residuais de anos anteriores e contempla cerca de 54 mil contribuintes do Rio Grande do Sul.
No total, serão desembolsados R$ 8,5 bilhões, que serão depositados ao longo do dia nas contas ou chaves Pix informadas na declaração do Imposto de Renda.
A maior parte dos recursos, destinada a contribuintes prioritários, inclui 5.711.130 pessoas que informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração ou usaram a declaração pré-preenchida. Contribuintes do Rio Grande do Sul foram priorizados devido às enchentes no estado.
Além disso, o lote contempla:
- 95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 54.241 contribuintes do Rio Grande do Sul;
- 34.014 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério;
- 14.756 idosos acima de 80 anos;
- 9.672 contribuintes com alguma deficiência ou moléstia grave.
Contribuintes podem verificar se estão incluídos no lote consultando a página da Receita Federal ou o aplicativo da Receita. Caso não estejam na lista, devem verificar o extrato da declaração no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e resolver possíveis pendências para receber nos próximos lotes.
Se a restituição não for depositada na conta informada, os valores ficarão disponíveis por um ano no Banco do Brasil, podendo ser resgatados ou transferidos para outra conta. Após um ano, o resgate deve ser solicitado no Portal e-CAC.