Sem fronteira Internet
ESTUDIO RNN SITE
Margarete Modas
previous arrow
next arrow

No Acre Com aulas suspensas, Mostra Viver Ciência vai ocorrer de forma on-line por meio de gincana

Brasiléia, Acre

 

Com o tema ‘Inteligência Artificial’, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) lançou, na tarde desta segunda-feira (10), a 6ª edição da Mostra Viver Ciência, que vai ocorrer de forma on-line neste ano devido à pandemia do novo coronavírus.

“A Viver Ciência todos os anos é uma grande mostra de conhecimento e há uma aglomeração muito grande de pessoas.

Mas, esse ano, por conta da Covid-19, tivemos que repensar o modelo e vamos trabalhar em formato de uma grande gincana de conhecimento”, explica a chefe do Departamento de Inovação da SEE, Raquele Nasserala.

As inscrições das escolas podem ser feitas a partir desta segunda (10) até o dia 11 de setembro por meio do site do evento. Já a mostra está prevista para ocorrer entre 28 de setembro a 30 de outubro, em formato de gincana, no qual vão ser enviadas tarefas para os alunos que devem responder dentro do prazo.

Raquele explicou que cada escola vai ser representada por uma equipe de seis alunos e dois professores, mas os demais alunos da escola também podem participar no auxílio às respostas.

Além disso, as escolas que podem se inscrever são as que trabalham com o ensino fundamental, anos finais, e também as de ensino médio.

Como a mostra vai ser feita de forma on-line, vão ser distribuídas três atividades semanais, nas quais os alunos vão trabalhar com todas as áreas do conhecimento.

“Vão trabalhar com ciências da natureza, linguagens e tecnologias, ciências sociais, matemática e suas tecnologias. Vão ser atividades envolvendo o conhecimento, só que de maneira muito lúdica, e dinâmica que o aluno vai brincar e aprender ao mesmo tempo”, contou.

Todas as segundas vão ser lançados os desafios, nas quartas são feitas as tarefas relâmpagos e às sextas tem uma tarefa surpresa.

Todas elas [tarefas] têm uma pontuação e as escolas que conseguirem realizar as atividades vão se classificando para a final.

Raquele disse que no mês de outubro é quando acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e é quando ocorre a Viver Ciência no Acre. O evento todo vai ser por meio do Instagram da mostra e cada escola participante também deve criar uma conta para participar.

Aulas suspensas

As aulas presenciais nas redes pública e privada estão suspensas desde o dia 17 de março, na semana em que o Acre confirmou os três primeiros casos de Covid-19. Desde então, os alunos têm acesso ao conteúdo escolar pela internet por videoaula, pelo rádio com áudioaula, pela televisão e também pelo material impresso adquirido nas escolas.

A SEE decidiu adiar para o ano que vem a volta das aulas presencias no estado. A informação foi confirmada no dia 3 de agosto à Rede Amazônica Acre. A decisão é devido aos casos de Covid-19 continuarem crescendo no estado.

Redação FN

Fonte: G1

você pode gostar também