Sem fronteira Internet
ESTUDIO RNN SITE
Margarete Modas
previous arrow
next arrow

Estudo diz que risco de suicídio é menor em quem toma anticoncepcional

Pesquisa finlandesa analisou dados de cerca de 600 mil mulheres, e metade delas estava tomando algum tipo de anticoncepcional hormonal

Após analisar os dados de quase 600 mil mulheres, pesquisadores finlandeses concluíram que mulheres adeptas ao uso de anticoncepcional (pílula, DIU ou adesivo) têm 25% menos chance de tentar suicídio. Os dados contradizem estudos anteriores, que ligavam o consumo dos hormônios à depressão.

Os cientistas da Universidade de Helsinki começaram o estudo com o objetivo de confirmar resultados já publicados, mas chegaram a informações diferentes. “Não era o que esperávamos, mas são boas notícias para quem usa os contraceptivos’, explica a autora do estudo, Elena Toffol.

Metade das mulheres que participaram da pesquisa usavam algum tipo de anticoncepcional hormonal nos seis meses anteriores à pesquisa. Os dados foram cruzados com as taxas de suicídio entre 2017 e 2019: entre as participantes, 344 que usavam contraceptivos tentaram suicídio contra 474 das que não usavam.

Quando a análise foi por faixa etária, não houve diferença entre as jovens de 15 a 19 anos. Entre as de 20 a 29 anos, as que tomavam anticoncepcional tiveram as menores taxas de tentativa de suicídio.

“Mulheres, especialmente jovens, têm maiores taxas de depressão e tentativa de suicídio em relação aos homens de idade similar. Muitas pessoas que tomam os contraceptivos hormonais, principalmente as pílulas, dizem ter mudança de humor como efeito colateral”, diz Elena.

Os pesquisadores ponderam que os dados levam em consideração mulheres que receberam receita médica para os contraceptivos, mas não podem confirmar se as pacientes de fato fizeram uso dos remédios. Eles pretendem continuar o estudo para determinar a relação dos anticoncepcionais com a depressão.

Fonte: Metrópoles

você pode gostar também