WhatsApp Image 2022-04-14 at 11.32.02
WhatsApp Image 2022-02-09 at 13.20.53
WhatsApp Image 2022-01-08 at 06.02.50
odonto-acre-1024x325-1-300x95
Propaganda GoVista
previous arrow
next arrow

Covid-19: Prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, faz balanço das medidas municipais voltadas ao seu controle.

Brasiléia, Acre 29.05.2020

Após ser indagada pelo Fronteira News no que diz respeito ao desempenho do Município no combate ao coronavírus, a Prefeita Fernanda Hassem não só nos atendeu, como também nos convidou para que lhe acompanhasse numa visita à Barreira Sanitária de Brasiléia.

O objetivo da Barreira Sanitária é controlar a entrada e saída de pessoas do Município. Uma tarefa bem complicada, tendo em vista que Brasiléia faz divisa com Epitaciolândia e que cerca de 2.000 mil pessoas circulam de um lado para o outro por conta de muitos trabalharem em comércios de municípios opostos.

Diante das afirmativas e questionamentos do povo é que fundamentamos nossa entrevista, com o objetivo de propagar uma informação clara e precisa do que está acontecendo no Município.

Após os 12 dias de Barreira Sanitária, ao indagarmos sobre sua eficiência, primeiramente, Fernanda Hassem agradeceu pela oportunidade de falar com as pessoas através do Fronteira news e afirmou que há 34 casos confirmados, mais de 200 casos em análise e 02 óbitos.

A Prefeita ressaltou que várias medidas foram tomadas, desde as publicações de Decretos até a sua fiel execução, e na ocasião fez seus agradecimentos:

“Agradeço aos empresários de grande, médio e pequeno porte, as famílias e funcionários do município, ao DETRAN/CIFITRANS e Polícia Militar, pois fui abraçada por todos. Existem sim as rejeições, mas Graças a Deus, em um número bem menor, e isso me deixa muito feliz, pois nos dá a entender que estamos no caminho certo”.

“Agradeço aos Camelôs, mototaxistas e taxistas por estarem entendendo o que está acontecendo. Isso nos fortace, precisamos ser justos e reconhecer essa parceria”.

“Agradeço a todos os que aqui vieram fazendo doações de alimentos aos nossos profissionais que aqui estão arriscando suas vidas e dando o seu melhor. São muitos os colaboradores que não me arrisco a falar nomes para não cometer o erro de esquecer de alguém”.

E continua: “Já falei com o Tião Flores, Prefeito de Epitaciolândia, para que sejam feitas mudanças também na Barreira do município de Epitaciolândia, seguindo as orientações do DETRAN e Polícia Militar”.

“E sim, tivemos redução significativa nas  circulações de veículos de fora, esse era o nosso objetivo e está sendo alcançado e mesmo assim, sentimos necessidade de fazermos algumas mudanças, mudanças diante dos comportamentos e dos números dentro dos bairros, uma vez que os bairros, Raimundo Chaa e Eldorado, lideram os números de casos confirmados e isso nos preocupa. Então, além da Barreira, teremos que ter uma intervenção da Polícia Militar nos bairros e infelizmente, teremos que aplicar multas para aqueles que descumprirem o Decreto”, afirmou a Prefeita.

A Prefeita ressaltou que esteve em uma vídeo conferência com o Governador Gladson Cameli e com o Secretário de Saúde, Alisson Besttene, em que na oportunidade, várias reivindicações foram voltadas para a área da Saúde como: aumento do efetivo, tomógrafos e EPIS. Informa que o Município possuirá semi-leitos emergenciais, que podem ser instalados em qualquer lugar e a qualquer momento.

Na oportunidade, também entrevistamos o Senhor Bispo, Representante da CIFTRAN de Brasiléia: “Parabenizo a Barreira, o funcionamento da mesma, a Polícia Militar que está trabalhando dia e noite tanto para fazer cumprir o Decreto, quanto no combate à criminalidade que mesmo neste momento, teve uma significante redução comparado ao mesmo período do ano anterior”, falou Bispo.

O Fronteira News aproveitou a visita de José Tanaca, Diretor de Operações de Trânsito do Estado: “A Prefeitura pode contar com o nosso apoio. Juntos nesse trabalho teremos mais chances. Esse é o papel do DETRAN: fiscalizar e cooperar com os municípios”, afirmou Tanaca.

Também perguntamos ao Sr. Tanaca quais medidas seriam adotadas para reduzir a alarmante quantidade de carros no pátio do DETRAN de Brasiléia, respondendo que: “Em Rio Branco, já estamos fazendo a devolução de veículos de maneira parcial e faremos o mesmo nos municípios, tomando os cuidados de acordo com a OMS, garantindo a segurança de todos”.

Perguntamos ainda ao Diretor de Operações, Tanaca, se esta seria uma visita exclusiva à Brasiléia, ou se se trataria de uma agenda a ser cumprida em todos os municípios, nos afirmando que “visitar todos os municípios do Acre é uma meta do DETRAN nesse período tão delicado, pois a ideia é fortalecer os compromissos e apoios firmados com os municípios”.

 

Por André Pinheiro 

 

 

 

 

comentarios

Comentários estão fechados.