Brasil-
A infecção do novo coronavírus passa pela etapa de estabilização, avaliou a Organização Mundial da Saúde (OMS) durante coletiva de imprensa desta sexta-feira (17/7).
Para o diretor de emergências sanitárias da OMS, Michael Ryan, o cenário atual abre uma “janela de oportunidades” para que o país consiga controlar a epidemia.
“Há um platô. O Brasil tem agora a oportunidade de frear a doença e conter a transmissão do vírus, de tomar o controle”, afirmou Ryan.

Ele detalhou que, atualmente, o Brasil não tem apresentado um crescimento no número de novos registros e, sim, uma estabilização, o que permite fazer a análise.

Fator que influencia diretamente neste panorama é a taxa de transmissão do vírus que, segundo a OMS, tem demonstrado quedas desde o fim de junho.

O índice varia de 0,5 a 1,5 atualmente, sendo que, na fase de maior explosão de casos, estava entre 2 e 1,5. Taxas acima de 1 indicam que a transmissão do vírus ainda ocorre de forma descontrolada.

A tendência de queda também foi notada pela última análise do Imperial College de Londres, mostrando o Rt em 1,03, ou seja, um grupo de cem infectados é capaz de transmitir o vírus para outras 103 pessoas.
Redação FN
Fonte: Cb

comentarios