Brasiléia – Polícia Federal em conjunto com a SENCAS combatem a entrada irregular de imigrantes no município
Brasiléia, Acre
Na tarde do dia de hoje, a Polícia Federal e Assistência Social do Município (SEMCAS), realizaram um importante trabalho tanto no diz respeito a lei, quanto no combate a imigração irregular.
Segundo a Secretária de Assistência Social do município, Leda Santiago, os estrangeiros haviam procurado a Secretaria e que de imediato ela mesma entrou em contato com a Delegada de Polícia Federal, por se tratar de crime uma vez que entraram de maneira irregular através do Rio Acre. Foram atendidos 18 estrangeiros.
Segundo a Delegada Federal, Paula Cecília Santana Alves, esses imigrantes não serão simplesmente deportados, sem antes atender as questões humanitárias, tendo entrado em contato com a Defensoria Pública da União para que tentem através do ITAMARATI a regularização imigratória.
A Secretária de Assistência Social do Município informa que assim que foi procurada pelos imigrantes, providenciou almoçou pra todos e que de imediato entrou em contato com um órgão chamado CARITAS – da Igreja Católica, a fim de obter apoio junto ao Ministério Público e ITAMARATI para que essas pessoas não permaneçam mais na ponte. Segundo ela hoje retornaram 18 imigrantes, que vieram do Peru, adentrando o Brasil de maneira irregular através do Rio Acre.
A ação humanitária conta ainda com a participação do CREAS em que atua na averiguação social da vida de cada um desses imigrantes, para que estes possam realizar um retorno seguro.
Áudio
Por André Pinheiro
Redação FN