Sem fronteira Internet
ESTUDIO RNN SITE
Margarete Modas
previous arrow
next arrow

Ataque russo deixa diversos mortos em Lviv, na Ucrânia

Informação dada pelo prefeito Andrey Sadovoy

Um ataque russo deixou ao menos sete mortos na cidade de Lviv, na Ucrânia, nesta segunda-feira (18). A informação é do prefeito Andrey Sadovoy.

Ainda de acordo com o governo local, os bombardeios atingiram instalações militares e uma loja de pneus de carros. No total, além dos mortos, pelo menos oito pessoas ficaram feridas, segundo o governador Maksym Kozystkiy.

A cidade de Lviv fica a 80 Km da fronteira com a Polônia, a oeste da Ucrânia, do outro lado de onde os russos têm concentrado os ataques.

Um repórter da agência Reuters também ouviu explosões nas proximidades do rio Dnipro, mas ainda não há registros de vítimas.

Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia

A tensão entre os dois países é antiga. No fim de 2013, protestos populares fizeram com que o então presidente ucraniano Víktor Yanukóvytch, apoiado por Moscou, renunciasse. Na época, os ucranianos debatiam uma possível adesão à União Europeia.

Em 2014, a Rússia invadiu a Ucrânia e anexou o território da Crimeia, incentivando separatistas pró-Rússia desde então. Em 2015, foram firmados os Acordos de Minsk que decretavam um cessar-fogo, entre outros pontos, e proibiam Moscou de apoiar os rebeldes e Kiev deveria reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias autônomas.

Apesar disso, o conflito continuou, o cessar-fogo não foi respeitado e cerca de 10 mil pessoas morreram desde então.

Em novembro de 2021, a Ucrânia se movimentou para fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar criada após a Segunda Guerra Mundial. A Rússia se sentiu ameaçada e iniciou exercícios militares na fronteira com o país vizinho, exigindo que a nação nunca se torne um membro.

A tensão se estendeu e se agravou após o presidente russo reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias independentes, causando sanções por parte do Ocidente e a invasão de 24 de fevereiro.

você pode gostar também