WhatsApp Image 2022-04-14 at 11.32.02
WhatsApp Image 2022-02-09 at 13.20.53
WhatsApp Image 2022-01-08 at 06.02.50
odonto-acre-1024x325-1-300x95
Propaganda GoVista
previous arrow
next arrow

Agosto Dourado, mês do aleitamento materno

Brasiléia, Acre

 

Por: Sayonara Mendes

Mês de agosto está terminando, já devia ter falado deste tema tão importante, mas nunca é tarde, sabemos que o mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Dia 01 de agosto é dia mundial da amamentação

Amamentar é vida , amamentar é amor, neste momento que estamos vivendo de pandemia é um momento muito importante de incentivo à amamentação, pois quando bebê toma sua dose diária de alimento , ele está tomando um dose de imunidade, onde o protege de enfermidades,está focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, sabemos que o bebê ainda não tem seu sistema imunológico completo, por isso a importância da amamentação, pois a mãe passa anti-corpos para o bebê através do leite materno, assim fortalece seu bebê diariamente.

Tive a experiência de amamentar meus três filhos , pena que nem todos mamaram o tempo mínimo previsto pela OMS de seis meses (até 6 mês de vida do bebê), minha do meio só mamou um mês e meio , fiquei muito triste, mas também quero deixar a minha solidariedade as mamães que não conseguiram amamentar por x motivos, e a sociedade muitas vezes julga essas mães, mas saibam que a conexão mãe e filho não irá acabar, sabemos que é importante à amamentação, mas se por algum motivo a mãe não conseguiu ou bebê rejeitou mamar, podemos busca outras soluções com médico pediatra , redes de apoio, mas não se culpe.

O aleitamento materno protege a criança contra mortalidade infantil , ajuda no desenvolvimento , melhorando a saúde do bebê.

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países. (Fonte: saúde.gov)

Finalizando venho presta meu total apoio a essa linda causa, além de ajudar nossas crianças, pois sabemos que mortalidade infantil ainda é grande , desnutrição, você mamãe está ajudando seu bebê a ficar cada dia mais forte contra essas enfermidades que rodeia nosso mundo, apoiem essa causa e apoiem as mamães!

Viva a amamentação, que possamos nos concentizar não apenas nesse mês, mas em todos meses , que todo bebê possa mamar por mínimo 6 meses, eu amamentei a minha primogênita por 2 anos e um mês e além de ajuda- lá me ajudou a voltar meu peso antigo! Amamentar é vida!

Texto: Sayonara Brilhante
@maerealatípicac

comentarios
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.