Sem fronteira Internet
ESTUDIO RNN SITE
Margarete Modas
previous arrow
next arrow

195 anos – Cobija e as crises…

Brasiléia, Acre

Por Carlos Portela Eduino – Pronto Falei…

A cidade de Cobija, no departamento de Pando-Bolívia, como se não bastasse a fronteira fechada por causa da pandemia em alto nível, agora corre o risco do abastecimento de combustível.


O combustível que tem liberação para entrar pelo Brasil, corre o risco de em 10 dias não ter mais o precioso líquido; devido a pandemia, o processo eleitoral que estava previsto eleições presidenciais para setembro, foi mudado para outubro, e o partido do MAS, que é do ex-presidente Evo Morales, não aceita essa mudança e já começou bloquear as principais estradas bolivianas.

Com isso já não está transitando os caminhões pipas com combustível e consequentemente não chegará nas fronteiras brasileiras de Assis Brasil e Guajara Mirim para cruzarem pra Cobija.


Cobija que fica um pouco isolada do centro Boliviano via estradas, depende em muito do Brasil, principalmente na alimentação, e com a pandemia está mais isolada ainda, e sem perspectivas de abrir a fronteira, vai piorar ainda mais.

Com a pandemia está em alta faltando leitos e medicamentos e com várias mortes diariamente, será quase impossível de controlar a nossa fronteira por locais clandestinos; já que se tornará um caso de sobrevivência, de alimentação e medicamentos, e com isso aumenta o risco em nossa fronteira de alimentar a proliferação do vírus para os dois lados.

Hoje Bolívia completa 195 anos e sem as comemorações patrióticas de sempre
Isso é preocupante, já que mantínhamos um bom relacionamento comercial, lazer e saúde nos dois lados.

Redação FN

você pode gostar também