Após a estudante de medicina Gabriela Campos Duarte Machado, de 22 anos, denunciar o ex-namorado, o também estudante de medicina José Flávio Carneiro dos Santos, de 27 anos, por agressão, mais duas mulheres foram à delegacia registrar boletim de ocorrência contra o suspeito.
Em mensagem a um amigo, José Flávio chegou a admitir o crime: “Sentei a mão nela”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/D/i/BAPczBRlShB877lDxIUw/whatsapp-image-2021-09-30-at-15.21.29-1-.jpeg)
José Flávio Carneiro dos Santos, de 27 anos, suspeito de agredir, pelo menos, três mulheres. — Foto: Redes sociais
Veja o que se já se sabe sobre o caso:
Como a ocorrência veio à tona?
O caso veio à tona depois que Gabriela Duarte relatou as agressões sofridas pelo ex-namorado nas redes sociais, no último domingo (26).
Gabriela contou ao g1 que já foi agredida por José Flávio quatro vezes. A primeira foi em 12 de setembro de 2020; a segunda, em 2 de janeiro de 2021; a terceira, no dia 7 de abril; a quarta, no dia 23 de setembro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/h/k/iRAN9oQgq8ecQUoapLzg/whatsapp-image-2021-09-27-at-15.00.15.jpeg)
Gabriela Campos Duarte Machado, 22 anos, diz que sofreu agressões do ex-namorado, em BH. — Foto: Redes Sociais
As últimas agressões aconteceram dentro do apartamento do suspeito, na Savassi, região nobre de Belo Horizonte. A vítima disse que viu uma mensagem de mulher falando que era namorada de José e, ao questioná-lo, foi atacada.
Gabriela contou que foi trancada no quarto e espancada. Ela chegou a fingir um desmaio para que as agressões cessassem. . Os vizinhos ouviram os gritos da estudante, conseguiram invadir o apartamento e a levaram para a delegacia.
O suspeito foi preso?
José Flávio chegou a ser preso em flagrante, mas foi liberado após pagar fiança de R$ 5 mil.
Enquanto estava na delegacia, ele enviou uma mensagem para um amigo, dizendo: “Sentei a mão nela, tô preso. Preciso pagar R$ 5 mil para sair”.
Mensagem que teria sido enviada por José Flávio a um amigo enquanto ele estava na delegacia em BH — Foto: Redes sociais
Segundo Gabriela, no dia seguinte às agressões, o suspeito saiu para beber com os amigos. No dia 25 de setembro, ainda viajou para São Paulo para fazer uma tatuagem.
Como estão as investigações?
Segundo a Polícia Civil, o caso segue em apuração na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher.
A corporação solicitou medida protetiva de urgência à vitima, concedida na última terça-feira (28). O juiz da 3º Juizado de Violência Doméstica, Richard Fernando da Silva, determinou que José Flávio se mantenha afastado de Gabriela e permaneça sob monitoramento eletrônico.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/F/Q/rArzMVSOAOMV5baxwMlA/whatsapp-image-2021-09-27-at-12.50.14.jpeg)
José Flávio Carneiro dos Santos, de 27 anos, foi levado para a delegacia, pagou fiança e foi liberado. — Foto: Redes sociais
Quantas mulheres já denunciaram José Flávio?
Além de Gabriela, duas mulheres procuraram a polícia e registraram boletins de ocorrência contra José Flávio Carneiro dos Santos. As ocorrências foram registradas na última quarta-feira (29), em Belo Horizonte e São Paulo (SP).
No boletim registrado na capital mineira, ao qual o g1 teve acesso, a vítima, de 26 anos, acusa o estudante de estupro.
Ela disse que era amiga do estudante e que, na manhã do 15 de novembro de 2020, acordou na cama dele. Ao questioná-lo sobre o que tinha acontecido, José Flávio disse que os dois tiveram relação sexual e falou: “Volta a dormir que amanhã a gente conversa”.
A mulher contou que, na véspera, após almoçar com José, os dois foram para um bar, onde iriam encontrar com outros amigos. No local, eles consumiram de bebidas alcoólicas. A vítima disse que não se lembra de como chegou à casa de José Flávio.
O outro boletim de ocorrência contra o suspeito foi registrado no Centro de São Paulo. Nele, a ex-namorada de José Flávio, de 27 anos, relata abusos físicos e psicológicos sofridos durante seis meses de relacionamento, em 2017. Ela disse que foi espancada pelo homem.
A vítima ainda relatou que sempre que tentava terminar a relação, o suspeito ameaçava se matar.
O que a defesa de José Flávio alega?
O advogado de defesa de José Flávio Carneiro dos Santos divulgou uma nota na tarde desta quinta-feira (30) sobre a denúncia divulgada por Gabriela.
A nota diz que o estudante de medicina “lamenta” os “fatos ocorridos”, mas diz que se trata de “fato pontual”.
“A defesa de José Flávio Carneiro dos Santos, vem a público noticiar que seu constituinte lamenta profundamente os fatos ocorridos, esperando, contudo, que tal fato pontual não seja utilizado como o tem sido para a promoção pessoal de quem quer que o seja, e, acreditando na justiça, repelimos as agressões e ameaças a que tem sido compelido o cliente (….)”, disse a nota. Leia a nota na íntegra abaixo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/P/a/0RxRjNQwm3FcyRej4ZVQ/whatsapp-image-2021-09-30-at-13.00.33.jpeg)
Nota do advogado de defesa de José Flávio Carneiro suspeito de agredir a ex-namorada em BH — Foto: Fernando Magalhães
Sobre as outras duas denúncias, a defesa não se pronunciou até a manhã desta sexta-feira.
Após as agressões, o diretório acadêmico da faculdade de medicina da PUC Minas em Betim, na Grande BH, divulgou uma nota de repúdio contra o ocorrido.
Além disso, a universidade “constituiu uma Comissão de Controle de Infrações Disciplinares para apurar a conduta disciplinar de um aluno do Curso de Medicina, Campus Betim, por fato que envolve uma também aluna do mesmo Curso”.
Segundo a nota, a previsão do término dos “trabalhos da referida Comissão, que atuará em caráter reservado, é de 30 dias, segundo as normas regimentais da Instituição”.
Por G1