Sem fronteira Internet
ESTUDIO RNN SITE
Margarete Modas
previous arrow
next arrow

Um resfriado comum pode ser benéfico para as crianças ao torná-las imunes a inflamações ocasionadas pela COVID-19

Resfriado comum pode imunizar crianças contra inflamação multissistêmica associada a covid-19, diz estudo.

‘Esses eventos dariam ao sistema imunológico uma vantagem na defesa contra o vírus’, explica autor da pesquisa.

Um estudo conduzido por pesquisadores do Instituto Karolinska, uma universidade estatal pública na cidade de Estocolmo, na Suécia, sugere que o resfriado comum pode imunizar crianças contra a Síndrome Inflamatória Muiltissistêmica Pediátrica (SIM-P, ou MIS-C, na sigla em inglês). A doença tem sido associada à Covid-19 e pode atingir crianças aparentemente saudáveis três ou quatro semanas após a infecção.

A síndrome, que chegou a ser confundida com uma condição rara chamada síndrome de Kawasaki, inclui sintomas como erupção na pele, febre e dor abdominal, bem como conjuntivite, tosse e dor de cabeça. Estudos têm apontado ainda danos severos no coração das crianças infectadas.

No estudo feito na Suécia, foram comparados exames de crianças saudáveis com jovens que sofrem de MIS-C e a doença de Kawasaki. De acordo com a pesquisa, os testes apontaram que crianças com MIS-C não tinham anticorpos contra o resfriado comum. Os pesquisadores dizem, portanto, que é possível que anticorpos obtidos após a infecção com o resfriado comum possam desempenhar um papel no controle do desenvolvimento de MIS-C.

“Esses eventos dariam ao sistema imunológico uma vantagem na defesa contra o vírus e poderiam permitir uma resposta de anticorpos mais eficiente que se concentre nas partes certas do novo vírus para neutralizá-lo”, explicou ao Daily Mail o médico Petter Brodin,  autor principal do estudo publicado no início deste mês pela revista científica Cell.

você pode gostar também