Um projeto de extensão da Universidade Federal do Acre, desenvolvido pelo grupo de Grupo de Pesquisa Estudos da População Idosa, tem beneficiado idosos que moram em abrigos no estado durante a pandemia da Covid-19. Ao todo, 78 idosos que vivem no Lar Vicentino de Rio Branco e no Lar Vicentino de Cruzeiro do Sul participam das ações.

Por serem do público de risco para a doença, eles estão sem poder receber visitas desde março deste ano, quando os primeiros casos de contaminação surgiram no estado.

Pensando nisso, o grupo resolveu fazer o projeto para proporcionar a interação entre essas pessoas e as gerações mais jovens, além de entretenimento e lazer.

O projeto tem três eixos de atuação: a exposição de lições de vida pelos idosos, onde são postadas fotos deles com conselhos para as gerações mais jovens; a musicoterapia que é realizada por voluntários; e a arrecadação de donativos. Todas as ações estão sendo feitas de forma virtual por questões de segurança dos idosos. Os vídeos e fotos são postados na página oficial do projeto no Instagram.

“Como forma de retribuição e para prestigiá-los, nós recrutamos músicos voluntários para cantar as músicas preferidas deles e estamos lançando as fotos e vídeos na nossa página no Instagram. Todo esse projeto foi feito de forma virtual, para garantir a segurança deles que são população de risco. Além disso, temos o terceiro eixo que foi uma lista dos desejos deles de presente de Natal, onde recrutamos padrinhos e madrinhas da sociedade civil”, disse a professora Polyana Bezerra, coordenadora do projeto.

Lista de desejos

Os 56 idosos que vivem no Lar Vicentino de Rio Branco fizeram seus pedidos de presentes de Natal e, segundo a coordenadora, todos foram contemplados pelos padrinhos e madrinhas. Os presentes vão ser entregues na sexta-feira (18).

O único presente que não foi possível providenciar foi do idoso Sebastiao Lopes, que além de camisa e bermuda pediu uma namorada. Pollyana disse que tirando a namorada, o restante dos presentes de Lopes foi dado pelos voluntários.

Além de roupas como bermudas, calças, camisas, vestido, os idosos pediram perfumes, sapatos, cuecas, gravata e brincos. Teve quem pediu relógio de pulso, rede grande e outro de 83 anos que o desejo foi ganhar um bolo confeitado.

Na lista também aparece pedido de televisão, cadeira de rodas, ventilador e até um terno.

“Vamos fazer a entrega às 16h. Não vamos ter contato com os idosos, vamos deixar os presentes junto com álcool, a instituição vai fazer a higienização antes de entregar para eles. Também conseguimos que a banda da Polícia Militar vai cantar para eles na área externa. Vamos também transmitir ao vivo no Instagram do projeto.”

Fonte: G1

Utilidade pública

MAFFI & MAFFI IND. COM & IMP E EXP LTDACNPJ: 04.617.052/0001-62

Torna público que requereu ao Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença de Operação para atividade de Suinocultura – Terminação capacidade para 4.000 (quatro mil) animais, localizada no ramal da Estrada Velha, km 33, Zona Rural no município de Epitaciolândia – Acre

Publicidade