O projeto da Reforma Administrativa enviado à Câmara Municipal de Vereadores por Tião Bocalom, com a proposta de criação de novos cargos, gratificações, assessorias e mais uma secretaria na Prefeitura de Rio Branco, já passou pelas comissões e aguarda apenas uma parecer jurídico para ser votado pelos parlamentares nesta quinta-feira (20), em audiência extraordinária convocada pelo presidente da Casa, N Lima.
Participaram da votação os seguintes Vereadores:
Adailton cruz psb
Antonio Morais psb
Arnaldo Barros Podemos
Emerson Jarude mdb
Fabio Araújo pdt
Hildebergue Pascoal psl
Ismael Machado psdb
Joaquim Florêncio pdt
Michelle Mello pdt
N. Lima pp
Taimundo Castro psdb
Raimundo Neném psb
Rutenio Sa pp
Samir Bestene pp
Ocorre que populares, juntamente com alguns vereadores, realizaram pressão através de grande manifestação a fim de que não houvesse a votação.
O Vereador, Emerson Jarude, é um dos que se posiciona contra esse projeto, ressaltando que no momento, a população acreana vem enfrentado inúmeros problemas, dentre eles, falta de ônibus, filas nos hospitais, ruas esburacadas, falta de iluminação pública. “Acredito que nesse momento, os esforços do Prefeito, Tião Bocalom, deveriam ser em resolver esses problemas. Gastar esses 15.000.000,00 (quinze milhões de reais), ao invés de gastar com a criação de mais cargos comissionados, deveria gastar resolvendo esses problemas que mencionei. Porque a gente acredita que esses cargos comissionados vão atender somente aos interesses políticos do Prefeito e não à população. Então, precisamos hoje, aqui na Câmara Municipal de Rio Branco, vetar esse projeto e dar uma resposta pra população, mostrando que de fato temos parlamentares comprometidos com a nossa cidade”.
De acordo com a Vereadora, Michelle Melo, que também já se manifestou contra o projeto do Prefeito, Tião Bocalom, “os cargos comissionados, nesse momento, 2022, ano de eleição, é pura politicagem”! Ouçamos o áudio da Vereadora:
Depois de algumas horas de reunião, objetivando decidir se haveria ou não votação, o Presidente da Casa, N. Lima, afirma que só o prefeito é quem tem o poder de tirar o projeto da Câmara. Em seguida, a maior parte dos Vereadores se isola em uma sala, evitando diálogo com a população, o que causa mais revolta ainda. Acompanhem no vídeo:
Depois de muita revolta e diante da tentativa infrutífera de barrar a votação, esta foi concluída com êxito, sendo que apenas os Vereadores, Ismael Machado, Michelle Melo, Emerson Jarude e Adailton Cruz, votaram contra o Projeto de Lei do Prefeito Tião Bocalom.
É bom ressaltar que o Vereador Arnaldo Barros, antes do início da votação, declarou que voltaria contra, mas após algumas tratativas, mudou de ideia e votou a favor.
A reflexão e a lição que nós, enquanto cidadãos, precisamos realizar deve se voltar ao momento em que decidimos direcionar os nossos voltos, porque são, em momentos como esses, que determinam as consequências que iremos sofrer.
Grande vulto de dinheiro público, ao invés de solucionar o sofrimento de grande parcela da população, será direcionado para a criação de uma secretaria “inútil” que será ocupada, em sua maioria, por cargos comissionados – grave afronta à nossa Constituição Federal!
É flagrante o desrespeito para com a população, que enfrenta um verdadeiro caos, como ruas cheias de buracos, falta de transporte público, filas e mais filas em hospitais e postos de saúde, salários defasados, falta de medicamentos, sem falar nas inúmeras promessas que foram feitas e que hoje são descaradamente descumpridas.
Até quando nos colocaremos reféns desse sistema corrupto e imoral, em que os interesses pessoais se sobressaem sobre os interesses públicos? Até quando nós, cidadãos e eleitores, “jogaremos no lixo” o nosso voto?
Dizem que o sofrimento ajuda na evolução do “ser”, mas por tudo que já passamos e estamos passando, fazemos a seguinte reflexão: “Por mais quanto tempo precisamos sofrer pra ter mais discernimento e clareza quanto a importância do nosso voto”?
Manifestações como a de hoje são definidas pelo velho jargão – “chorar pelo leite derramado”! Ano de 2022 é um ano que traz mais uma oportunidade de recomeços. Que possamos nos lembrar com bastante nitidez de todo esse sofrimento que estamos passando e voltar os nossos olhos pra quem realmente vem lutando pelo interesse da sociedade!