A Polícia Federal prendeu três pessoas nesta quinta-feira (28) durante a Operação Barões do Filão, que mira uma organização criminosa acusada de envolvimento com garimpo ilegal, lavagem de dinheiro e exploração de trabalhadores em condições análogas à escravidão no interior do Amazonas.

A ação é um desdobramento da Operação Mineração Obscura, que em 2023 resgatou mais de 50 trabalhadores mantidos em minas subterrâneas de garimpo ilegal em Maués (AM).

De acordo com a PF, a Justiça expediu quatro mandados de prisão preventiva. Dois foram cumpridos nesta quinta-feira e outros dois suspeitos seguem foragidos. Também foram executados 12 mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao grupo nos municípios de Itaituba (PA), Novo Progresso (PA), Sinop (MT), Porto Velho (RO) e Regeneração (PI).

Durante as buscas, um homem foi preso em flagrante com um fuzil. Ao todo, foram apreendidos:

• 11 celulares

• 7 carros

• 5 dispositivos eletrônicos

• 5 armas de fogo (incluindo fuzil e submetralhadora)

• 463 munições

• 3 carregadores

• 2 barras de ouro e 2 joias

• R$ 12,5 mil em espécie

Segundo a PF, os trabalhadores eram forçados a extrair ouro pela chamada “modalidade poço”, descendo em buracos profundos para retirar o minério. Este é o primeiro caso em que a corporação realiza a desintrusão de um garimpo subterrâneo no país.

Os danos ambientais causados pelo garimpo já superam R$ 1 bilhão, considerando desmatamento, contaminação de lençóis freáticos e degradação de áreas de preservação.

Utilidade pública

AUTO POSTO IMPERIAL LTDA

CNPJ: 26.607.066/0001-38

Insc. Est. 01.053.968/001-70

Torna público que requereu do Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Renovação da Licença de Operação – LO, nº 11/2022, para a atividade de COMERCIO VAREJISTA DE COMBUSTIVEIS, LUBRIFIANTES, DERIVADOS DE PETROLEO PARA VEICULO AUTOMOTORES E GÁS GLP, localizado na Rua Coronel Brandão  Nº 2.124, Bairro Centro Xapuri – Acre

AUTO POSTO CAMILA LTDA – FILIAL

CNPJ: 05.938.540/0002-15

INSC. EST. 01.014.908/002-32

Torna público que requereu do Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Renovação da Licença de Operação – LO, nº 325/2022, para a atividade de COMERCIO VAREJISTA DE COMBUSTIVEIS, LUBRIFIANTES, DERIVADOS DE PETROLEO PARA VEICULO AUTOMOTORES E GÁS GLP, localizado na Rua Antônio Mansour Bartha, Nº 1900, Bairro Francisco José Moreira, Brasiléia – Acre.

Publicidade