Mais dois estabelecimentos de Rio Branco tiveram o funcionamento suspenso pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) após denúncias de descumprimento dos protocolos sanitários para evitar a proliferação do novo coronavírus. Além da suspensão, os donos dos espaços também assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) se comprometendo a obedecer às normas de saúde.

No último dia 3, o MP-AC divulgou a reunião que teve, no último dia 25, com alguns estabelecimentos denunciados por aglomeração durante a pandemia. No encontro, representantes dos bares Tardezinha Grill & Fishes e do Seringal Bier foram punidos pelo descumprimento das normas sanitárias, tiveram o funcionamento suspenso e assinaram o TAC.

Além deles, Capone’s Bar e Unibeer Pub também foram denunciados por aglomeração, clientes sem máscara e outras infrações. Como punição, o Capone’s Bar vai fechar entre os dias 13 a 17 de dezembro.

Já o Unibeer Pub terá as atividades suspensas entre os dias 10 e 13 deste mês.

Ao G1, o empresário Johnnes da Silva Lisboa, dono do Capone”s Bar, confirmou que esteve reunido com o representante da Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, promotor Glaucio Ney Shiroma, e explicou que, mesmo com os pedidos dos seguranças do local, os clientes se recusam a usar máscara e manter o distanciamento social.

Lisboa alegou que já até suspendeu o serviço de restaurante para ajudar no cumprimento das normas.

“Fomos notificados a fechar. Oferecemos álcool em gel, mas os clientes não respeitam. Pedimos para usar máscara, mas não respeitam. Infelizmente, nós proprietários de bares, não temos como educar e obrigar os clientes a usarem máscara sem querer. Falei para o MP que entram de máscara, mas lá dentro tiram, o segurança pede para colocar e não colocam. Não temos como ter o controle, vai da consciência dos clientes”, defendeu.

A reportagem entrou em contato com o proprietário do Unibeer Pub, mas não obteve resposta até a última atualização desta matéria.

TAC

O Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado pelo MP-AC e empresários. No documento, os proprietários se comprometeram a suspender os atendimentos em datas determinadas pela promotoria.

Os dois estabelecimentos se comprometeram a divulgar nas redes sociais sobre o fechamento, além de orientar os clientes – pela web, com placas de advertência espalhadas pelo local e também com pedidos dos funcionários – para que não haja circulação de pessoas sem máscara, que a proteção deve ser usada mesmo quando o cliente estiver sentado na mesa.

Além disso, os proprietários se responsabilizaram em treinar os funcionários e colaboradores para identificarem os descumprimentos e regras e corrigirem os problemas.

Em caso de descumprimento das normas, os estabelecimentos devem pagar multa diária no valor de R$ 50.000 e ter o funcionamento suspenso novamente por 14 dias.

A fiscalização vai ser feita pelo Fundo Estadual de Segurança Pública (Fundeseg) juntamente com a Vigilância Sanitária de Rio Branco.

Covid-19 no Acre

Mais de 116 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus foram registrados nesta quarta-feira (9) no Acre, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre). Assim, o número de infectados saiu de 37.556 para 37.672. Mais cinco mortes foram registradas nas últimas 24 horas. O número de vítimas em todo o estado agora é de 742.

Há 508 exames de RT-PCR aguardando análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. No total, 32.387 pessoas receberam alta da doença.

O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de 4.308,4 casos para cada 100 mil habitantes e a de mortalidade é de 84,9 para o mesmo grupo. Já a letalidade está em 2%.

 Fonte: G1

Utilidade pública

MAFFI & MAFFI IND. COM & IMP E EXP LTDACNPJ: 04.617.052/0001-62

Torna público que requereu ao Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença de Operação para atividade de Suinocultura – Terminação capacidade para 4.000 (quatro mil) animais, localizada no ramal da Estrada Velha, km 33, Zona Rural no município de Epitaciolândia – Acre

Publicidade