Seguindo como estava previsto para ocorrer no primeiro trimestre de 2021, o leilão dos aeroportos Plácido de Castro, em Rio Branco, e o de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, pode ocorrer em março do ano que vem. A informação é do secretário Nacional de Aviação civil do Ministério de Infraestrutura, Ronei Glanzmann.

Em setembro deste ano, o governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura ao Tribunal de Contas da União (TCU), apresentou os estudos sobre a sexta rodada de privatizações dos aeroportos do estado.

Na última terça-feira (8), o TCU aprovou os estudos e o governo deve publicar o edital com a data do leilão. A liberação do TCU não é pré-requisito para a publicação do edital. No entanto, em geral, o governo aguardava esse aval da corte de contas para lançar as regras dos leilões e, com isso, evitar alterações futuras.

Aeroporto de Cruzeiro do Sul no interior do estado também deve ser leioloado — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Aeroporto de Cruzeiro do Sul no interior do estado também deve ser leiloado

A sexta rodada de concessão de aeroportos deve licitar 22 terminais divididos em três blocos regionais. Os dois do Acre fazem parte do bloco norte, composto por sete aeroportos. Veja blocos:

Bloco Norte: Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista, Cruzeiro do Sul, Tabatinga e Tefé.

Bloco Sul: Curitiba, Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC), Londrina (PR), Joinville (SC), Bacacheri (PR), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS) e Bagé (RS)

Bloco Central: Goiânia, São Luís, Teresina, Palmas, Petrolina (PE) e Imperatriz (MA)

Por causa da pandemia da Covid-19, que atingiu fortemente o setor de transporte aéreo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revisou os parâmetros do leilão – incluindo, por exemplo, novas previsões de demanda, que já levam em conta o efeito da pandemia.

Os investimentos previstos para os terminais, por exemplo, foram reduzidos: de um total de R$ 6,976 bilhões, o valor caiu para R$ 6,126 bilhões.

A empresa ou consórcio que vencer poderá explorar o serviço por 30 anos, mas terá que fazer investimentos para melhorar as estruturas e o atendimento aos passageiros.

Quem arrematar o bloco assume a administração dos sete aeroportos. Isso é para evitar que aeroportos menos interessantes para os investidores fiquem de fora.

Desde 2019, já foram realizados 12 leilões. Agora, o objetivo é tentar realizar o leilão de mais 22 aeroportos no ano que vem.

TCU dá sinal verde para concessão de sete aeroporto da Região Norte, dois são do Acre
Fonte: G1
Utilidade pública

MAFFI & MAFFI IND. COM & IMP E EXP LTDACNPJ: 04.617.052/0001-62

Torna público que requereu ao Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença de Operação para atividade de Suinocultura – Terminação capacidade para 4.000 (quatro mil) animais, localizada no ramal da Estrada Velha, km 33, Zona Rural no município de Epitaciolândia – Acre

Publicidade