O governo do Estado, por meio da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), realizou nesse domingo, 14, em Rio Branco, o primeiro transplante de fígado do ano.

 

“Já estamos iniciando o ano com muitas ações positivas voltadas para realização de transplantes, já foram seis procedimentos de córnea e agora temos o primeiro de fígado. Será um ano de muitas melhorias assistenciais, continuaremos atuando em favor da nossa sociedade”, enfatiza a presidente da Fundhacre, em exercício, Duciana Araújo.

 

O receptor R.N.F, de 63 anos, residente em Rio Branco, portador de cirrose hepática decorrente do vírus da hepatite B, com o quadro agravado devido à evolução com hepatocarcinoma, estava na fila de espera de transplante desde julho de 2023.

 

O procedimento teve início por volta das 7h da manhã, quando um doador local foi transferido para o centro cirúrgico da Fundhacre, onde foi realizada a cirurgia de captação e preparo do órgão. Por volta das 10h, uma segunda equipe já preparava o receptor para receber o fígado.

 

“A cirurgia do transplante foi bem-sucedida e teve fim por volta das 18h. O receptor segue estável, aos cuidados da Unidade de Terapia Intensiva da Fundhacre”, relatou a coordenadora de transplantes, Valéria Monteiro.

 

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Utilidade pública

MAFFI & MAFFI IND. COM & IMP E EXP LTDACNPJ: 04.617.052/0001-62

Torna público que requereu ao Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença de Operação para atividade de Suinocultura – Terminação capacidade para 4.000 (quatro mil) animais, localizada no ramal da Estrada Velha, km 33, Zona Rural no município de Epitaciolândia – Acre

Publicidade