Assédio moral no trabalho é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e sem simetrias, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinados, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.

Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização.

A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos demais.

Estes, por medo do desemprego e vergonha de serem humilhados também, associado ao estímulo constante à competitividade, rompem os laços afetivos com a vítima e, frequentemente, reproduzem e reatualizam ações e atos do agressor no ambiente de trabalho, instaurando o pacto da tolerância e do silêncio no coletivo, enquanto a vítima vai gradativamente se desestabilizando e fragilizando, perdendo sua autoestima, desaguando em possível depressão e por que não, suicídio.

Vejam o quão grave é o assédio moral no local de trabalho, principalmente por estarmos vivendo um dos piores momento do Brasil em questão de desemprego. Mas as leis existem e o Judiciário só age se for provocado. Por isso, DENUNCIE, procure o chefe superior de quem esteja realizando esse tipo de conduta ilegal e imoral. Estragos emocionais e psicológicos muitas vezes se perduram por toda uma vida. Não vale a pena se submeter a esse tipo de experiência. Acredite no seu potencial e não desista nunca de se sentir bem em seu local de trabalho, muitas vezes passamos mais tempo nele do que em casa, não é verdade?

Diga NÃO ao assédio moral! Diga NÃO a tudo o que lhe faz mal!

Utilidade pública

MAFFI & MAFFI IND. COM & IMP E EXP LTDACNPJ: 04.617.052/0001-62

Torna público que requereu ao Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença de Operação para atividade de Suinocultura – Terminação capacidade para 4.000 (quatro mil) animais, localizada no ramal da Estrada Velha, km 33, Zona Rural no município de Epitaciolândia – Acre

Publicidade