A Defesa Civil está fazendo a manutenção das estações de monitoramento de chuvas e rios foi feita na última terça-feira (10). Segundo informações, a estação de Capixaba havia parado de transmitir os dados sobre o nível do rio e por conta disso uma equipe de correção foi até o local.
O serviço de monitoramento dos níveis dos rios e das chuvas feito pelas estações existe no estado desde 2012. Elas ficam às margens dos rios e vez ou outra precisam de manutenção, explica o bombeiro militar James Gomes.
” A estação lá de Capixaba estava com um defeito, ou seja, ela não estava transmitindo os dados, ai nós fomos lá para fazer o conserto da estação para que ela pudesse voltar a transmitir os alertas” explicou.
As estações são frutos de uma parceria do governo do estado com a Agência Nacional de Água (ANA). O monitoramento é feito 24 horas por dia para saber se a chuva vai influenciar no nível do rio afetando as comunidades. O projeto é feito com intuito de informar os moradores para que elas possam ser removidas, evitando maiores danos.
“A importância para população é que a gente tenha essas informações da evolução do rio quando ele tá subindo e a gente pode ta alertando com tempo das pessoas não perderem seus bens ou não perderem todos os seus bens, minimizar os danos e prejuízos”, finaliza.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Tácita Muniz.
Por *Gustavo Almeida, g1 AC