Com a regressão da regional do Juruá e Tarauacá/Envira para a fase laranja, que é de alerta, segundo a avaliação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, as cidades que compõem essa região devem fechar alguns setores ou mesmo reduzir o atendimento.
A região regrediu de fase na última avaliação do Comitê, divulgada na sexta-feira (13), quando foi informado que devem deixar de funcionar atividades em espaços públicos que gerem aglomerações de pessoas como parques, quadras, campos de futebol, e espaços de atividades físicas.
Restaurantes e pizzarias voltam para o atendimento em drive-thru e delivery. Teatros, cinemas e atividades culturais voltam a não ser permitidas, assim como escolas de capacitação e formação, eventos, feiras e seminários. Lojas, podem funcionar com 30% da capacidade além do drive-thru e delivery.
A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul informou ao G1 que os setores só devem ser fechados após uma reunião prevista para acontecer ainda nesta terça-feira (17) com o Comitê, Associação Comercial, Ministério Público e Prefeitura, quando devem ser definidas as diretrizes e então um decreto ainda vai ser publicado com as suspensão das atividades.
A região voltou para a fase de alerta devido um aumento de 300% nos casos de óbitos em consequência da Covid-19, no período da última avaliação do Comitê, feito nas duas semanas epidemiológicas analisadas entre os dias 25 de outubro a 7 de novembro.
Fazem parte da regional os municípios de Cruzeiro do Sul (3.737), Feijó (1.331), Mâncio Lima (1.235), Marechal Thaumaturgo (676), Porto Walter (321), Rodrigues Alves (212) e Tarauacá (2.662). Destas sete cidades, quatro estão no ranking das maiores taxas da contaminação pela doença a cada 10 mil habitantes. Veja números:
- Mâncio Lima – 650
- Tarauacá – 625
- Manoel Urbano – 439
- Cruzeiro do Sul – 423
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/H/n/A7IvRLSHiiw1gqpPlWCg/img-20200710-wa0087.jpg)
Aumento de casos
No mesmo dia em que teve a mudança de faixa, Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidades do estado, teve um salto no número de internações de pessoas com o novo coronavírus no Hospital do Juruá. Esses dados só devem entrar na próxima avaliação do comitê.
Os dados foram informados por meio do boletim do atendimento aos pacientes de Covid-19. O diretor técnico do hospital, Marcos Melo, disse que em 24 horas, o número de pessoas internadas subiu de 9 para 17, na sexta (13).
O boletim diário da Secretaria Estadual de Saúde de Acre (Sesacre) apontou um aumento de 15 novos casos da doença, em Cruzeiro do Sul, entre o sábado (14), com mais nove positivo, domingo (15), com mais três e a segunda-feira (16), com mais três.
“O que chama a atenção é que nestas últimas 24 horas houve a internação de oito pacientes e isso mostra o aumento do número de internações em comparação ao padrão de internação que tínhamos nos últimos dias, isso deve servir de alerta para a população para manter o distanciamento, uso de máscara e evitar aglomeração”, disse o médico.
Redação FN
Fonte G1