A partir desta segunda-feira (12), a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) vai apoiar as ações de segurança pública no Acre. A portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (12) e tem validade de três meses.
De acordo com a publicação, a sede da operação estará em Rio Branco, e a Força Nacional vai atuar nas ações de policiamento ostensivo, polícia judiciária e perícia forense, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.
“A operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública. O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, diz a portaria.
Segundo o anuncio feito na semana passada pelo secretário de Segurança, Paulo César, 56 policiais vão reforçar a segurança no estado.
A necessidade do reforço acontece em consequência da guerra travada entre facções na fronteira do Acre por domínio de território – onde foram registrados aumento de violência, roubos e mortes. Em uma única operação, seis pessoas foram presas e um arsenal de armas encontrado em uma residência em Epitaciolândia.
Foram apreendidas duas metralhadoras, um fuzil, um revólver, quatro carregadores de metralhadora, um carregador para pistola e dois carregadores para fuzil.