O Ministério da Saúde publicou na última sexta-feira (19), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), uma portaria que autoriza a abertura e financiamento de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento de Covid-19 no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre.

Os leitos são para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e serão custeados no valor de R$ 480 mil por mês.

A liberação leva em consideração as solicitações feitas pelos gestores estaduais e municipais de Saúde, encaminhadas por meio do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas de Saúde, analisadas e aprovadas pela Coordenação-Geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar.

Ao G1, a secretária-adjunta de Saúde, Paula Mariano, informou que ainda não tinha conhecimento sobre a liberação dos novos leitos e disse que se trata de um pedido feito após a unidade ficar por dias com 100% de lotação.

“Tinha sido solicitado a questão do custeio para abertura de mais leitos de UTI. Lá, nós já temos uma semi-UTI montada, ficamos por vários dias no limite [de ocupação], mas nessa última semana deu uma melhorada significativa e até conseguimos levar pacientes de Rio Branco para lá”, disse a secretária.

Conforme boletim de assistência divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) nesse sábado, o Hospital do Juruá tem ao todo 26 leitos de UTI e desses 24 estão ocupados, ou seja, a unidade está com taxa de ocupação de 92,3% no caso dos leitos de UTI. Já com relação aos leitos clínicos para pacientes com Covid-19, o hospital possui 90 leitos e 51 estão ocupados.

Além do hospital do interior do Acre, a portaria contemplou o financiamento de UTIs em outros 16 estados, com um investimento total de mais de R$ 71,9 milhões. As despesas, segundo o documento, correspondem ao primeiro trimestre de 2021.

Com pouco mais de 89 mil habitantes, a segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul, registra um total de 6.578 casos confirmados de Covid-19 e 125 mortes em decorrência da doença.

Pandemia e colapso no Acre

O Acre registrou nesse sábado (20) 65.275 casos de Covid-19 e 1.176 óbitos pela doença. Na tentativa de reduzir o casos da doença no estado, o governo iniciou no dia 13 de março a adoção de medidas mais restritivas com o fechamento das atividades consideradas não essenciais no estado.

Na sexta (19), o Comitê de Acompanhamento da pandemia suspendeu a coletiva de classificação de nível, mas manteve todas as regionais do estado em bandeira vermelha, de emergência.

Em Rio Branco, o Pronto Socorro de Rio Branco e o Into-AC, onde funciona o maior hospital de campanha do estado, estão com lotação máxima há sete dias consecutivos. No PS, todos os 30 leitos de UTI estão ocupados e no Into os 50 também estão com pacientes.

Com Saúde do Acre em colapso, o governo está transferindo pacientes para Cruzeiro do Sul. E, nessa sexta, três pacientes foram transferidos para o Amazonas. Rio Branco tem 18 pacientes com Covid-19 na fila à espera de um leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de e 7.253,2 casos para cada 100 mil habitantes. O Acre apresenta um coeficiente de mortalidade (óbitos por 100 mil habitantes) de 131% e de letalidade de 1,8%.

Fonte: G1

Utilidade pública

MAFFI & MAFFI IND. COM & IMP E EXP LTDACNPJ: 04.617.052/0001-62

Torna público que requereu ao Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença de Operação para atividade de Suinocultura – Terminação capacidade para 4.000 (quatro mil) animais, localizada no ramal da Estrada Velha, km 33, Zona Rural no município de Epitaciolândia – Acre

Publicidade