Com o crise no abastecimento de água em Rio Branco, o governador do Acre, Gladson Cameli, se reuniu, nesta terça-feira (1º), no Rio de Janeiro, onde cumpre agenda, com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para conseguir recursos para investir em melhorias no sistema de água e esgoto do estado.

No encontro, o gestor pediu ainda recursos para a construção do centro administrativo e o anel viário de Rio Branco.

Em setembro, o governo decretou situação de emergência na área de capitação de água da Estação de Tratamento (ETA II), em Rio Branco, devido à erosão no local e possibilidade de desabastecimento do sistema.

A decisão foi tomada após um vazamento na estação deixar 17 bairros sem água por diversos dias.

Já em junho, moradores das regiões do Segundo Distrito de Rio Branco e do Portal da Amazônia, que são abastecidos pela ETAII ficaram sem abastecimento quando um deslizamento de terra próximo a unidade, prejudicou a captação de água.

O Depasou afirmou, na época, que o tanque já tinha rachaduras em consequência do deslizamento que também ameaçava a casa de força onde ficam os geradores das bombas de captação de água. Com isso, uma força-tarefa envolvendo várias secretarias do governo foi montada na última semana, mas o problema ocorreu antes da medidas serem adotadas.

Devido aos diversos problemas, o Depasa trocou, após pouco mais de quatro meses à frente do cargo, o diretor-presidente. Essa foi a segunda troca de presidente no órgão em um ano.

“Graças ao empenho da equipe de trabalhadores do Depasa, que está na ponta da operacionalização do sistema, estamos conseguindo resolver muitos problemas. Mas vim pedir o apoio ao BNDES para antecipar recursos de futuras soluções”, disse o governador.

G1 questionou a assessoria do governo o valor solicitado pelo governo, mas foi informado de que ainda não tem essa informação.

O governo informou que o BNDES se colocou à disposição dos gestores para discutir os projetos municipais que visam melhorias nos serviços oferecidos à população.

Fonte: G1
Utilidade pública

MAFFI & MAFFI IND. COM & IMP E EXP LTDACNPJ: 04.617.052/0001-62

Torna público que requereu ao Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença de Operação para atividade de Suinocultura – Terminação capacidade para 4.000 (quatro mil) animais, localizada no ramal da Estrada Velha, km 33, Zona Rural no município de Epitaciolândia – Acre

Publicidade