Cerca de 160 policiais militares vão estar envolvidos na “Operação Papai Noel 2020” na capital acreana, Rio Branco. A ideia é reforçar o policiamento nas áreas comerciais da cidade, além dos bairros, durante o período de fim de ano.
A operação descrita como de patrulhamento ostensivo preventivo começou nessa quarta-feira (9) e segue até 2 de janeiro de 2021.
O comandante de Operações, coronel Atahualpa ,explicou que a operação visa garantir a segurança dos comerciantes e dos clientes durante as compras feitas no Natal e Ano Novo. Lugares como agências bancárias também ganharão o monitoramento dos policiais para evitar assaltos e arrombamentos.
“Estamos com cerca de 160 policiais em escalas inteligentes. Obviamente que em determinados horários como horários bancários, teremos policiamento voltado para essa área, assim como no horário das 17h, onde tem aglomeração de pessoas fazendo atividades físicas”, afirmou.
A polícia fez ainda um alerta sobre os cuidados que a população deve ter para evitar assaltos e outros crimes que possam vir a sofrer durante o período do final de ano.
“Nós pedimos sempre à população que tomem as medidas de precaução, sempre bom evitar a exposição ao crime. Um dos pedidos que fazemos sempre é que ao fazer uso do telefone celular, que procure um estabelecimento, porque quando você passa a olhar para tela do telefone, você perde atenção de tudo aquilo que está acontecendo ao seu redor e possa ser que tenha alguém lhe observando”, orientou.
Ribeira pediu ainda que a população evite aglomerações por conta da pandemia. “Essa é uma atribuição muito mais específica da Vigilância Sanitária, mas que a PM também atua. Nosso pedido para comunidade é para que tente evitar essas aglomerações, que não deixem para fazer suas compras de última hora”, concluiu.
Mais de 25 mil abordagens em 2019
A Polícia Militar do Acre fez mais de 25 mil abordagens durante a Operação Papai Noel em todo o estado do Acre no ano passado. A ação iniciou no dia 20 de novembro e terminou no dia 6 de janeiro.
As abordagens resultaram na prisão de 35 pessoas, apreensão de seis menores, além de armas, drogas e na recuperação de carros. Conforme os dados, foram abordados 308 ônibus, 2,4 mil passageiros e 6,5 mil pessoas que estavam a pé.
Outros 14,4 mil veículos, mais de 1,4 mil ciclistas e quase 2 mil motocicletas também foram abordados durante a operação. A Polícia Militar informou ainda que 86% dos veículos roubados foram recuperados no período
Fonte: G1