Uma dupla que leva o nome de santidades e que é conhecida por onde passa. Assim são os parceiros Cosmo Pereira, de 55 anos, e seu fiel companheiro Damião, um cachorro de 8 anos que é uma verdadeira celebridade no Centro de Rio Branco.

Humilde, Cosmo é autônomo e apaixonado por animais. Atualmente, ele tem três cachorros: Damião, Pedro e Shena, mas é Damião que chama atenção por onde passa. Isso porque os dois criaram o hábito de caminhar todos os dias pelo Centro da cidade, principalmente no Calçadão, que concentra dezenas de lojas, onde Damião tem “passe livre”.

Por onde passa, Damião é parado para tirar foto  — Foto: Reprodução

Por onde passa, Damião é parado para tirar foto — Foto: Reprodução

Por onde o cachorro passa, não é difícil ouvir alguém chamá-lo pelo nome e até parar para tirar foto ou dar um carinho. Damião ficou ainda mais famoso porque há quase um ano, Cosmo acoplou em sua guia um cofre onde as pessoas podem depositar um dinheiro para ajudar nos custos da ração e outros gastos com veterinário e higiene.

“Ele é muito conhecido na cidade, caminhamos todo dia. Como eu trabalho como autônomo, vendendo sopa e ervas, desde a pandemia as coisas ficaram bem mais difíceis e então os próprios lojistas me deram a ideia de fazer esse cofre para que as pessoas, querendo, pudessem depositar moedinhas para o Damião”, conta.

Os nomes fazem alusão aos santos, Cosmo e Damião. O autônomo conta que tinha um irmão gêmeo que morreu ainda recém-nascido e, por isso, ao adotar o cachorro como parceiro de caminhada e de vida, fez questão de montar a dupla.

Com o cofrinho, ele arrecada dinheiro para comprar sua ração  — Foto: Reprodução

Com o cofrinho, ele arrecada dinheiro para comprar sua ração — Foto: Reprodução

O autônomo conta que há alguns anos conheceu um dependente químico que tinha uma cachorra e que a maltratava muito. “Até que um dia ele passou pela minha casa com a cachorra amarrada em uma corda dizendo que ia jogá-la no rio. Disse para ele que se me desse a cachorra, eu dava sopa pra ele e foi assim que eu fiquei com a cadela, que logo depois teve o Damião”, relembra.

Damião tem 'passe livre' nas lojas do Centro
Damião tem ‘passe livre’ nas lojas do Centro

‘Os cachorros são minha vida’

Hoje, Damião está com oito anos e teve o Pedro, o segundo cachorro criado pelo autônomo e há alguns dias apareceu também a Shena, uma cachorrinha que chegou e ficou.

“A gente ficou conhecido muito pelo nome também. Mas, esses cachorros são minha vida, moro só, então meu convívio é todo com eles. Com essa pandemia, tudo ficou mais difícil e por isso fiz isso para conseguir ajuda para o veterinário, remédios e alguns produtos de higiene. O dinheiro dele é dele, não mexo”, diz.

Damião é apaixonado por animais e criou o hábito de levá-los ao Centro de Rio Branco — Foto: Reprodução

Damião é apaixonado por animais e criou o hábito de levá-los ao Centro de Rio Branco — Foto: Reprodução

Porém, segundo ele, não é todo dia que consegue arrecadar alguma coisa. Morador de uma área de invasão, mesmo passando por algumas dificuldades, Cosmo diz que não deixa faltar nada para seus animais. Esta semana, com ajuda de um veterinário, ele iniciou uma campanha nas redes sociais para ajudá-lo com os gastos.

“Tem dia que não consigo nada, mas tem dia que consigo até R$ 10. O Damião é muito querido, muito querido mesmo, por onde passo as pessoas pedem para tirar foto e, quando podem ajudam. Quando saio sem ele, sempre me perguntam onde ele está”, conta.

Damião tem oito anos e virou celebridade no Centro de Rio Branco  — Foto: Arquivo pessoal

Damião tem oito anos e virou celebridade no Centro de Rio Branco — Foto: Arquivo pessoal

As caminhadas, segundo o Cosmo, é para que o cachorro perca peso, já que chegou aos 39 quilos. Além disso, Cosmo mantém uma rede social onde mostra o dia a dia e a rotina do cachorro.

Na página do Instagram, é possível ver as diversas voltinhas que Damião dá no Centro e como as pessoas param para vê-lo. As lojas com ar-condicionado também são as preferidas de Damião, que deita e fica alguns minutos se refrescando. Tudo registrado pelo dono.

“E tem outra coisa, ele não anda com corrente, só com a peitoral. Ele vai na frente e vou atrás. É muito bom quando vejo que as pessoas gostam dele, porque eu sou assim, se tratar bem meus cachorros, eu trato bem. Eles são como se fossem meus filhos, são minha vida”, finaliza emocionado.

Página do Instagram mostra a rotina de Damião  — Foto: Reprodução

Página do Instagram mostra a rotina de Damião — Foto: Reprodução

 

Por Tácita Muniz

Fonte: G1

Utilidade pública

MAFFI & MAFFI IND. COM & IMP E EXP LTDACNPJ: 04.617.052/0001-62

Torna público que requereu ao Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença de Operação para atividade de Suinocultura – Terminação capacidade para 4.000 (quatro mil) animais, localizada no ramal da Estrada Velha, km 33, Zona Rural no município de Epitaciolândia – Acre

Publicidade