A Secretária de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) juntamente com o Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) estão fazendo a campanha ‘Janeiro Branco’ voltada para os cuidados com a saúde mental. A programação dura até o fim de janeiro.
A psicóloga Samara Pinheiro deu uma explicação sobre a programação, que vai contar com interações lúdicas para os pacientes e seus familiares. O Hosmac vai disponibilizar musicoterapia e oficinas aos internos e distribuição de folders aos familiares, dos dias 12 a 15 deste mês.
Procure ajuda
A psicóloga pede para que aqueles que se encontra numa situação difícil procurem ajuda de imediato. Além das unidades de saúdes do Hosmac, no estado há universidades que oferecem atendimento ao público.
“Para ela chegar aqui no hospital de urgência e emergência, seria bom que procurasse atendimento quando perceber que já não está lidando com a tristeza excessiva, ansiedade excessiva. Para isso, é importante procurar os profissionais adequados, psicoterapia. Hoje nós não temos só o Hosmac, nós também temos o CAPS [Centros de Atenção Psicossocial] Samaúma e temos os atendimentos em universidades para o público” informou.
Sem preconceito
Dados da pesquisa Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia) demonstram que o número de jovens diagnosticados com depressão praticamente dobrou depois da pandemia.
A prevalência do transtorno em jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos era de 7,7% e saltou para 14,8%. Por conta disso, a psicóloga Samara Pinheiro explicou que a população tem de tomar cuidado com os estigmas impostos sobre a situação dessas pessoas.
“Há pessoas que conseguem lidar, mas também tem pessoas que não conseguem. Isso pode ser até um gatilho para o suicídio, que é uma coisa que nós também tentamos combater” ressaltou.
Leia mais:
A partir do dia 16 será realizado musicoterapia, no dia 19, os internos vão ter um dia de lazer ao ar livre e no dia 23 será feito a oficina ‘A Vida Pede Equilíbrio’ aos servidores.
Sobre a campanha
Lançada em 2014, a Campanha Janeiro Branco é dedicada a colocar os temas da Saúde Mental em evidencia na sociedade, chamando a atenção dos indivíduos e das instituições sociais para as necessidades e as importâncias subjetivas, mentais e emocionais dos seres humanos.
Além de ser o nome da campanha Janeiro Branco também é o nome do instituto que coordena esse movimento de conscientização.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Tácita Muniz
Por *Gustavo Almeida, g1 AC