Os mais de 500 candidatos classificados que se encontram no cadastro de reserva da Polícia Civil do Acre realiza, neste momento, uma manifestação em prol da tão sonhada e prometida convocação.

O concurso foi realizado em 2017 e mais de três anos depois, em 2020, houve a convocação dos aprovados, para os cargos de Agente, Escrivão e Delegado, sendo que das vagas ofertadas para os cargos de Agente, nem todas ainda foram preenchidas.

Como proposta de campanha, o atual Governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, se comprometeu em convocar os mais de 500 candidatos classificados no concurso. Na ocasião, o mesmo até assinou um compromisso juntamente com a Comissão dos Aprovados do Cadastro de Reservas, porém, até a presente data não houve a tão esperada e prometida convocação.

Vale ressaltar que o Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou nesta quarta-feira, 5, o desbloqueio de mais de R$ 165 milhões para investimentos nas forças de segurança pública de Estados como Acre, Amapá, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Esses recursos vão auxiliar os Estados a investirem em equipamentos, viaturas, tecnologias e capacitação dos profissionais que atuam diuturnamente no combate à criminalidade”, ressaltou o ministro Anderson Torres, em ofício enviado aos senadores.

De acordo com a pasta, o repasse é efetivado a partir de critérios que deverão ser cumpridos pelos Estados e pelo Distrito Federal, a saber, ter dados integrados ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), plano de carreira de servidores, possuir fundo e conselho estadual instituídos e em funcionamento, além de garantir que somente até 3% do efetivo atue fora de suas respectivas corporações. A verba é do Fundo Nacional de Segurança Pública e referente aos eixos de enfrentamento da criminalidade violenta.

Além disso, é importante destacar nesta matéria, que a Capital do Estado do Acre, Rio Branco, conforme matéria públicada no G1, https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2021/04/24/ong-mexicana-aponta-capital-do-acre-entre-as-50-cidades-mais-violentas-do-mundo.ghtml, aparece como a 33ª cidade mais violenta do mundo em ranking divulgado pela ONG Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal do México. O levantamento foi divulgado na terça-feira (20/04/2021) e traz as 50 cidades mais violentas do planeta. Os dados são de 2020.

O Brasil tem 11 cidades de sete estados no ranking. Rio Branco é a única cidade da região Norte que aparece no levantamento. O Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal é uma das principais entidades internacionais no monitoramento de taxas de crimes violentos, segurança pública, narcotráfico e políticas de governo. Para o levantamento, a ONG mexicana utiliza dados da taxas de homicídios de cidades com mais de 300 mil habitantes. O índice é calculado por número de homicídios a cada 100 mil habitantes. Ano passado, a capital do Acre registrou 173 homicídios, segundo o levantamento, e, com esse número, ficou com taxa 41,85.

Ao que podemos concluir, o Estado possui recursos financeiros suficiente para a convocação dos candidatos do cadastro de reserva da Polícia Civil. A criminalidade em todo o Estado, inclusive na Capital, tem aumentado cada vez mais, ao ponto de ser destaque em âmbito internacional. Assim, a pergunta que não quer calar: POR QUE O GOVERNADOR, ASSIM COMO O FEZ COM O CADASTRO DE RESERVA DA PM, NÃO CONVOCOU AINDA OS CANDIDATOS APROVADOS E CLASSIFICADOS DO CADASTRO DE RESERVA DA POLÍCIA CIVIL?? 

Por que ao invés de convocar aqueles que já estão aptos, que passaram por todas as fase do concurso, o Governador fica anunciando novos concursos??

GOVERNADOR, são mais de 500 candidatos, cidadãos devidamente capacitados, esperando para servir o Estado do Acre! Esperamos que cumpra com a sua promessa, e principalmente, com o dever de proporcionar o melhor para o Estado, principalmente diante de um quadro tão necessário e favorável – repasse de verbas públicas destinadas à segurança pública + candidatos aptos e capacitados aguardando a convocação + necessidade urgente de contratação de mais servidores (policiais civis) para o combate ao grande número de crimes!

Utilidade pública

MAFFI & MAFFI IND. COM & IMP E EXP LTDACNPJ: 04.617.052/0001-62

Torna público que requereu ao Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença de Operação para atividade de Suinocultura – Terminação capacidade para 4.000 (quatro mil) animais, localizada no ramal da Estrada Velha, km 33, Zona Rural no município de Epitaciolândia – Acre

Publicidade