Moradores de Brasiléia, do bairro Ferreira Silva, estão sofrendo com o mau cheiro de um bueiro, que com as chuvas vem acumulando grande quantidade de esgoto. Segundo populares o mau cheiro é tanto que não é possível dormir, fato esse que vem afetando toda uma rua.
Os moradores da rua Jorge de Paula, pedem que a prefeitura de Brasiléia junto com a Secretaria de Obra possa solucionar esse problema que é tão importante para saúde das pessoas que ali estão, já que o esgoto estar a céu aberto e acumulando larvas de mosquitos. Sabe-se que água parada é uma ótima fonte de disseminação do mosquito da dengue, que nos últimos meses vem afetando muitos da população.
Atualmente, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS), são mais de 35 milhões de brasileiros sem o acesso ao serviço de abastecimento de água tratada, mais de 100 milhões de brasileiros não tem acesso a este serviço e apenas 44,92% dos esgotos do país são tratados.
O vídeo enviado por moradores é um pedido de socorro que mostra a real situação dos moradores de Jorde de Paula, que estão sendo expostos a muitas doenças relacionadas à falta de saneamento básico adequado.
Espera-se que a situação seja rapidamente solucionada, pois o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.
Confira o vídeo abaixo:
Redação FN