A seleção de Brasiléia brilhou em solo boliviano nesta terça-feira (05), ao vencer os selecionados de Porto Maldonado (Peru) e Cobija (Bolívia), sagrando-se campeã da segunda fase da Copa BOLPEBRA 2025.
Os jogos foram realizados no Estádio Roberto Jordán Cuéllar, em Cobija, como parte das comemorações da independência da Bolívia, celebrada anualmente em 6 de agosto.
Pela manhã, a equipe de Brasiléia dominou completamente o confronto contra Porto Maldonado e goleou por 9 a 0. Já no período da tarde, enfrentando os donos da casa, o time acreano teve mais dificuldades, mas mostrou maturidade e venceu a seleção de Cobija por 1 a 0, encerrando a fase com 10 gols marcados e nenhum sofrido.
Com o resultado, Brasiléia mantém 100% de aproveitamento na competição, somando o título conquistado na primeira fase em Puerto Maldonado, no Peru, e agora em Cobija, na Bolívia.
“Essa vitória representa muito mais que futebol. É integração, é amizade entre os povos da tríplice fronteira. Quero parabenizar todos os atletas, comissão técnica e agradecer o apoio da Prefeitura de Brasiléia. Estamos felizes por esse momento histórico”, destacou o gerente de esportes do município, Clebson Venâncio.
Um dos destaques da equipe foi o experiente jogador Ducivan Barrozo Archanjo, mais conhecido como Vaca, que além de contribuir em campo, ressaltou o trabalho coletivo da equipe.
“Fomos campeões no Peru, campeões agora aqui em Cobija. E é com esse mesmo espírito que vamos para a terceira fase, que será no Brasil, em Brasiléia. Desde já agradeço a todos: ao prefeito, à Secretaria de Cultura e Esportes, aos meninos de Xapuri que vieram ajudar, aos de Epitaciolândia – assim como eu. Todos estão de parabéns”, afirmou o atleta.
A terceira fase da Copa BOLPEBRA está prevista para acontecer em setembro, durante as festividades da independência do Brasil, com Brasiléia como cidade-sede.
Após mais de uma década sem realização, a Copa BOLPEBRA foi retomada em 2025 graças ao esforço conjunto das autoridades dos três países. A competição, mais do que um torneio esportivo, é símbolo da união entre Brasil, Peru e Bolívia.
“É emocionante ver o futebol cumprindo esse papel de integração. Mesmo sem ter sido jogador, apoio com entusiasmo essa iniciativa. A Copa BOLPEBRA é uma ponte entre os nossos povos”, declarou o prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado.