A Secretária de Saúde de Brasiléia iniciou a vacinação em domicílio de idosos com a idade avançada. A secretária recebeu um total de 20 doses da coronavac, que serão aplicadas em idosos a partir de 86 anos de idade.
Segundo informações, a ação tem o objetivo de vacinar todos os idosos até 60 anos de idade, desse modo conforme as doses irão chegando mais idosos entrarão na lista de imunização, pois a vacinação à domicílio em idosos é por ordem de idade, do mais velho ao mais novo, tendo o acompanhamento de uma equipe de vacinadores e agentes de saúde dos receptivos bairros.
Nesta terça-feira (2), foi a vez do idoso José Vaz da Silva de 99 anos receber a vacina contra a Covid-19. José, mais chamado de “Zé Gaudêncio” pelos familiares e amigos, é nordestino, seringueiro e completa em outubro, 100 anos de idade.
Gaudêncio se mostrou otimista ao ser vacinado e mesmo com a idade avançada, demostrou coragem e lucidez ao enfatizar que queria ser vacinado pois o “mal” que esta aí, se referindo ao coronavírus, está levando muitos dos velhinhos. O nordestino de quase um século de idade é um dos mais antigos moradores de Brasiléia e é um exemplo de força e vivacidade. O idoso comemora sua imunização, e se mostrou esperançoso para receber a segunda dose da vacina que será aplicada após 28 dias da primeira dose.
A equipe de saúde de Brasiléia se mostra criteriosa na aplicação da vacina, pois antes da vacinação é feita umas perguntinhas sobre o bem-estar do idoso, se o mesmo apresentou febre nos últimos dias ou se tomou outra vacina, tudo isso para garantir a segurança de cada cidadão. Há também um monitoramento sobre o estado do paciente, para saber se o idoso apresentou alguma reação a vacina.
A Secretária de Saúde de Brasiléia está de parabéns pelo ótimo trabalho com os nossos velhinhos que merecem toda atenção e cuidado. E o seu Gaudêncio é um exemplo de bravura, mostrando que em qualquer idade a vacina é necessária para erradicarmos esse vírus que já matou milhares de pessoas em todo o mundo.