O período de queimadas começou no Acre. Em apenas um dia, o Corpo de Bombeiros registrou 31 ocorrências de queimadas em vegetação na capital acreana, Rio Branco. Os registros são de quinta-feira (8), conforme dados da corporação.

A situação não é diferente do que se repete todos os anos. A falta de conscientização é o principal motivo para as queimadas recorrentes.

Além dos Bombeiros que são acionados para atender este tipo de ocorrência, a sala de situação de monitoramento hidrometeorológico do Acre faz o monitoramento dos focos de queimadas no estado. E dados divulgados nessa sexta-feira (9), mostram que em todo estado, entre os dias entre os dias 1° de janeiro a 5 de julho foram registrados 132 focos de queimadas.

Os municípios de Cruzeiro do Sul, Brasileia e Feijó foram os que apresentaram o maior número de focos acumulados no período, com 16 e 13, respectivamente. A detecção de focos de queimadas é feita a partir de imagens captadas por satélites.

O relatório mostra ainda que os municípios de Epitaciolândia, Brasileia, Porto Acre e Rodrigues Alves registraram o maior número de focos por km² em seu território, ou seja, maior densidade de ocorrência em relação aos demais municípios.

Área de desmatamento na Amazônia Legal em junho foi a maior da série histórica
Área de desmatamento na Amazônia Legal em junho foi a maior da série histórica

Alerta

Nesta semana, o governo informou que as ações de combate às queimadas devem ser intensificadas no estado. E informou que a Sala de Situação do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) já emitiu alerta de seca moderada a severa para os próximos meses.

Ainda conforme o governo, brigadas voluntárias foram formadas e equipadas em nove unidades de conservação do estado.

No início de junho o governo já tinha lançado o Plano Operacional de Combate às Queimadas 2021 – Operação Fogo Controlado do Corpo de Bombeiros, com o objetivo de reunir esforços para tentar combater e conter o avanço das queimadas no estado.

Fonte: G1

Utilidade pública

MAFFI & MAFFI IND. COM & IMP E EXP LTDACNPJ: 04.617.052/0001-62

Torna público que requereu ao Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença de Operação para atividade de Suinocultura – Terminação capacidade para 4.000 (quatro mil) animais, localizada no ramal da Estrada Velha, km 33, Zona Rural no município de Epitaciolândia – Acre

Publicidade