A primeira moradora a receber a vacina contra a Covid-19 no posto da Vila Ivonete, em Rio Branco, nesta segunda-feira (3), foi a dona de casa Maria Luzia Anastácio de Melo, de 59 anos. Ela tem asma e faz parte do grupo prioritário de pessoas com comorbidades, conforme plano de vacinação.
A dona de casa, que mora no bairro Nova Estação, contou que não conseguiu dormir direito essa noite de tanta ansiedade pela tão esperada imunização.
“Estava ansiosíssima, porque tenho esse problema respiratório e morro de medo dessa doença. Me sinto muito privilegiada, recomendo que todos venham tomar vacina, é um dever e a gente fica muito grato. Espero que a gente possa voltar a viver normal, em nome de Jesus, vai dar tudo certo. É o que a gente espera”, disse Maria.
A Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) começou nesta segunda-feira (3) a primeira etapa de imunização de pessoas com comorbidades contra a Covid-19. Cinco grupos estão listados nesse primeiro momento para tomar a dose do imunizante (Veja lista abaixo).
A aplicação da dose é feita em dez pontos de vacinação das 8h às 17h, na capital acreana. Os idosos de 60 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose podem procurar um dos pontos e se imunizar, já que as equipes seguem com a repescagem. Também continua sendo aplicada a segunda dose, conforme data prevista na carteira de vacinação.
Para tomar a vacina, a pessoa com comorbidade incluída nessa primeira fase precisa ter feito o cadastro em uma das unidades de saúde do município.
Veja os pontos de vacinação
- Urap Cláudia Vitorino – no bairro Taquari;
- Urap Hidalgo de Lima – no bairro Palheiral;
- Urap Roney Meireles – Conjunto Adalberto Sena;
- Urap Eduardo Assmar – Bairro Quinze;
- Policlínica Barral Y Barral – Conjunto Tangará;
- Urap São Francisco – bairro São Francisco;
- Urap Vila Ivonete – na Rua Antônio da Rocha Viana;
- Urap Rosangela Pimentel – bairro Calafate;
- Urap Bacurau – na Comunidade Albert Sampaio;
- Urap Valdeisa Valdez – bairro Belo Jardim.
A Semsa informou que o drive-thru, montado no antigo pátio do Detran-AC, em frente ao 7º BEC, também vai abrir, mas apenas para aplicação da segunda dose e o público da repescagem que ainda não tomou a primeira dose.
Comorbidades
Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 chegou no Acre na tarde de quinta (29), com 13 mil doses da Oxford-AstraZeneca e 200 doses a CoronaVac. De acordo com o governo do estado, a orientação para os municípios é que os imunizantes sejam usados para iniciar a vacinação de pessoas com comorbidades.
Conforme o secretário, Rio Branco recebeu 5,6 mil doses de imunizantes, que vão ser direcionadas às pessoas com comorbidades. Ao todo, 25 mil pessoas estão cadastradas. Serão vacinadas:
- pessoas com 59 anos;
- grávidas com comorbidades;
- mães com até 45 dias após o parto com comorbidades;
- pessoas com síndrome de Down;
- pessoas que fazem tratamento de hemodiálise.
No sábado, o Acre recebeu o 16º lote da vacinas contra a Covid-19. Chegaram no total 1,4 mil doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantan. Deste total, segundo a Secretaria de Saúde do estado (Sesacre), 800 serão para segunda dose dos grupos prioritários da saúde, idosos e segurança, e as outras 600 serão para primeira dose de pessoas com comorbidades, gestantes com comorbidades, puérperas com comorbidades, e deficiência permanente cadastrada no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Segunda dose
- CoronaVac
O intervalo ideal é de 28 dias entre as doses da CoronaVac. Um estudo do Butantan mostrou que a eficácia da vacina foi de 62% com intervalo de 21 a 28 dias, contra 50% com intervalo de até 21 dias.
- AstraZeneca
Já estudos clínicos da Oxford/AstraZeneca apontaram uma eficácia de 82,4% com a segunda dose, em um intervalo de três meses após a primeira dose.
Vacinação no Acre
De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 199.390 doses de vacinas e foram aplicadas 126.570 até esse domingo (2), sendo 94.597 da primeira dose e 31.968 da segunda. Rio Branco aplicou 57.744 doses e Cruzeiro do Sul 13.839.
Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.
Já no portal de transparência da prefeitura consta que Rio Branco recebeu 48.074 doses e vacinou 43.551 pessoas. Os dados não são atualizados desde o último dia 30.
Fonte: G1