O senhor Luiz era agricultor, morador antigo da estrada Fontenele de Castro, militante do Partido dos Trabalhadores, foi um dos fundadores da sigla no Acre. Ele foi vereador de Brasiléia, e em Epitaciolândia disputou uma das vagas de vereador. Mendes também foi coordenador da SEAPROF em duas oportunidades nos governos de Jorge Viana e Binho Marques, além de ter sido vice-prefeito do município de 2005 a 2008.
O atual presidente da Câmara de Vereadores de Brasiléia, Diojino Guimarães (MDB), tinha uma relação muito estreita com Luiz.

“Ele era uma espécie de irmão mais velho, sempre que nos encontrávamos conversávamos sobre variados assuntos, mas a política local era nosso assunto preferido…”
Diojino Guimarães (MDB)
Os posicionamentos firmes eram uma marca registrada de Luiz, que ostentava legião de amigos verdadeiros por sempre dizer a verdade do que pensava.

“Eu quase não acreditei quando soube da notícia, mandei uma mensagem de conforto pro Ari, filho dele que é muito meu amigo. Nessas horas a voz embarga e nos faltam palavras de consolo, mas nós sabemos que em tudo Deus tem um propósito, O Luiz é e sempre será uma referência para nossa região, e isso ninguém poderá apagar…”
Joelso Pontes
Luiz Mendes da Silva deixa a esposa professora Zenilda Matos, três filhos (Itamar, Joseana e Ariosvaldo), seis netos e um legado político administrativo de honra e orgulho para toda regional do Alto Acre.