Outro ponto de preocupação é a baixa adesão à imunização. A cobertura vacinal contra a Covid-19 continua abaixo do esperado, o que pode contribuir para o aumento de casos

De acordo com as coletas e exames realizados pelas três Unidades Sentinelas do estado – UPA do 2º Distrito em Rio Branco, Hospital Raimundo Chaar em Brasiléia e UPA Jacques Pereira em Cruzeiro do Sul, divulgadas no último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), no ano de 2025, os vírus SARS-CoV-2, Influenza B e rinovírus são os mais frequentes em circulação.

A Covid-19 ultrapassou a Influenza em incidência, tornando-se a infecção mais registrada nas unidades de saúde de referência.

Nas primeiras semanas de 2025, entre os pacientes hospitalizados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), os vírus mais frequentes detectados foram o SARS-CoV-2, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e o rinovírus, segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

Até a semana epidemiológica 04 (SE 04/2025), foram registradas 1.802 consultas por Síndrome Gripal nas três unidades sentinelas do estado, um aumento significativo em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 1.150 consultas.

Em relação à Covid-19, os números também mostram crescimento: até a semana 04 de 2025, foram confirmados 2.385 casos da doença. No mesmo período, foram registrados 12 óbitos.

Considerando o período de 2023 a 2025, o total de óbitos chegou a 58, sendo que a maioria das mortes ocorreu em pessoas com mais de 60 anos. Desse total, 28 eram homens e 30 mulheres, e 67,2% dos óbitos estavam associados a comorbidades.

Outro ponto de preocupação é a baixa adesão à imunização. A cobertura vacinal contra a Covid-19 continua abaixo do esperado, o que pode contribuir para o aumento de casos e complicações graves da doença.

Utilidade pública

MAFFI & MAFFI IND. COM & IMP E EXP LTDACNPJ: 04.617.052/0001-62

Torna público que requereu ao Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença de Operação para atividade de Suinocultura – Terminação capacidade para 4.000 (quatro mil) animais, localizada no ramal da Estrada Velha, km 33, Zona Rural no município de Epitaciolândia – Acre

Publicidade