Mais uma tentativa de fuga foi frustrada no Complexo Prisional Francisco d’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco. Desta vez, presos do pavilhão B da Unidade de Recolhimento Provisório fizeram um buraco no forro para fugir.

O flagrante ocorreu no sábado (26). Policiais penais perceberam, pelas câmeras de segurança, uma movimentação estranha no solário do pavilhão e foram verificar. Em uma das celas, havia três presos de outra cela que já tinham passando pelo buraco.

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) informou que 11 detentos foram levados para o isolamento preventivo e vão responder um processo disciplinar.

Em menos de uma semana, essa é a terceira tentativa de fuga frustrada em presídios do Acre. A primeira foi na unidade de Sena Madureira, no interior, quando detentos de umas das celas foram colocados no isolamento após policiais penais descobrirem um plano de fuga durante a revista na segunda (21).

Visitas suspensas

Também na segunda, um grupo de 39 detentos foi flagrado tentando fugir também do presídio Rio Branco. Eles conseguiram sair das celas, depois abriram a porta do solário com uma chave artesanal e ainda fizeram um buraco na parede para deixar a unidade.

Com os presos foram encontradas sete teresas [cordas feitas de lençóis], uma escada e uma chave artesanais, além de um simulacro de arma de fogo.

Devido essa ação, o Iapen-AC decidiu suspender as visitas íntimas e de familiares por um período de sete dias.

A medida é válida para os detentos da unidade de regime fechado número 1 de Rio Branco, nos pavilhões G, H, I, J, K, L e R., também conhecido como chapão.

Ação civil do MP

O Ministério Público do Acre (MP-AC) entrou com uma ação civil, em caráter liminar, na segunda (21), para que o governo realize concurso público para policial penal. O único concurso do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) foi em 2007.

O Iapen-AC dispõe, atualmente, de 1.304 policiais penais, sendo que, destes, 1.171 são efetivos e 133 provisórios. Segundo o MP-AC, desse total ,17 estão afastados das funções e 11 são cedidos.

O instituto confirmou ao G1 que o Acre tem 8.120 presos, sendo que 1.928 são monitorados eletronicamente. Com isso, o instituto tem um policial penal para mais de seis presos.

Redação FN

Fonte G1

Utilidade pública

MAFFI & MAFFI IND. COM & IMP E EXP LTDACNPJ: 04.617.052/0001-62

Torna público que requereu ao Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença de Operação para atividade de Suinocultura – Terminação capacidade para 4.000 (quatro mil) animais, localizada no ramal da Estrada Velha, km 33, Zona Rural no município de Epitaciolândia – Acre

Publicidade