O governo do Acre lançou nesta quarta-feira (3) o Comitê Estratégico e Política de Alfabetização, no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEE). Foram lançados o Comitê Estratégico Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e a oficialização da Alfabetiza Acre, a política de alfabetização territorial do estado.

Segundo o governo, o objetivo é elevar a qualidade da educação no estado, assegurando que cada criança saiba ler e escrever ao final do 2º ano do ensino fundamental. Além disso, o programa visa à recuperação das aprendizagens, especialmente para os alunos do 3º ao 5º ano, que enfrentaram desafios excepcionais devido à pandemia.

O executivo estadual também anunciou a expansão do programa Alfabetiza Acre, para abranger a alfabetização e o letramento de jovens, adultos e idosos, visando a erradicação do analfabetismo no estado, que ainda é de cerca de 8,5%.

“Vamos abraçar a alfabetização de crianças, mas também de jovens e adultos. É focar no futuro das crianças, mas também olhar para o passado, tendo um compromisso com quem não teve a oportunidade de aprender a ler. Os 22 municípios assinaram esse pacto de alfabetizar nossas crianças até o final do segundo ano, mas vamos olhar também para romper com o déficit que a pandemia de covid-19 nos trouxe. Isso é o compromisso do governo do Acre com um futuro de qualidade na nossa educação”, avaliou o secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho.

Cerimônia de lançamento reuniu autoridades de diversos setores no auditório da SEE-AC — Foto: Diego Gurgel/Secom-AC

          Foto: Diego Gurgel/Secom-AC

Maior taxa do Norte

 

Acre tem a maior taxa de analfabetismo do Norte, aponta estudo do IBGE — Foto: Reprodução/IBGE

Acre tem a maior taxa de analfabetismo do Norte, aponta estudo do IBGE — Foto: Reprodução/IBGE

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: Educação 2022, divulgada em junho, o Acre registrou a maior taxa de analfabetismo da região Norte: 8,5%.

Essa taxa representa um recuo de 2.4 ponto percentual em relação à registrada em 2019, data da pesquisa anterior. Na época, 10,9% da população acreana com mais de 15 anos era analfabeta.

Conforme os dados, cerca de 57 mil pessoas no Acre, com idade entre 15 anos ou mais, são analfabetas. Na pesquisa anterior, esse número era de 68 mil acreanos.

À época da divulgação da pesquisa, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) afirmou ao g1 que sabe da importância que é proporcionar oportunidade de alfabetização àqueles que não sabem ler e escrever.

“Durante a pandemia, o Acre passou por diversos desafios. Porém, com a retomada do ensino presencial e os investimentos que o governo vem realizando na Educação, no segundo semestre deste ano, será retomado o programa de alfabetização de jovens e adultos e certamente a meta estabelecida para até 2025 será cumprida”, afirmou em nota.

Por assessoria

Utilidade pública

MAFFI & MAFFI IND. COM & IMP E EXP LTDACNPJ: 04.617.052/0001-62

Torna público que requereu ao Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença de Operação para atividade de Suinocultura – Terminação capacidade para 4.000 (quatro mil) animais, localizada no ramal da Estrada Velha, km 33, Zona Rural no município de Epitaciolândia – Acre

Publicidade