Mais de 22 mil moradores de Rio Branco estão atingidos pelas águas de igarapés e do Rio Acre que transbordaram após forte chuva nesta sexta-feira (24), segundo dados da Defesa Civil Municipal. A prefeitura montou nove abrigos em escolas para receber as famílias desabrigadas e trabalha para abrir mais dez. Há pessoas desabrigadas pelas ruas.

Os estragos deixados pela chuva são muitos. Vários pontos de alagamento, rompimento de trecho na BR-364 estão entre os prejuízos. São cerca de cinco mil famílias de 27 bairros de Rio Branco atingidas. Além disso, pelo menos, 15 comunidades rurais da capital foram afetadas.

A chuva começou na madrugada dessa quinta-feira (24) e até às 6h desta sexta, segundo a Defesa Civil do município, já choveu um acumulado de 187,2 milímetros, o que representa mais de 90% de todo o esperado para março, que é de 270,1 milímetros.

Com o volume de chuva, além dos igarapés, o Rio Acre subiu mais de seis metros. Na medição feita às 6h desta sexta, o manancial marcou 15,80 metros, acima da cota de transbordo, que é de 14 metros. E no mesmo horário na quinta ele estava com 9,76 metros.

Rua principal do Bairro da paz em Rio Branco está alagada nesta sexta-feira (24) — Foto: Arquivo pessoal

Rua principal do Bairro da paz em Rio Branco está alagada nesta sexta-feira (24) — Foto: Arquivo pessoal

Pontos interditados

 

Segundo informações do Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC), há, pelo menos, quatro pontos de interdição na BR-364.

  • km 102, entre Rio Branco a Porto Velho, está totalmente interditado devido a erosão na rodovia.
  • km 152 está parcialmente interditado. Uma erosão danificou a pista e as equipes do Dnit já sinalizaram o local
  • Km 143 – está totalmente interditado

 

Alerta de temporal

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para todas as cidades do Acre. O aviso é válido até às 10h desta sexta-feira (24).

A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos que podem chegar de 60 a 100 quilômetros por hora. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
    Por g1 AC
Utilidade pública

MAFFI & MAFFI IND. COM & IMP E EXP LTDACNPJ: 04.617.052/0001-62

Torna público que requereu ao Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença de Operação para atividade de Suinocultura – Terminação capacidade para 4.000 (quatro mil) animais, localizada no ramal da Estrada Velha, km 33, Zona Rural no município de Epitaciolândia – Acre

Publicidade