Com foco no Outubro Rosa, unidade de saúde faz atendimento voltado para as mulheres em Rio Branco — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre
A unidade de saúde São Francisco oferece, nesta quarta-feira (26), uma série de atendimentos voltados para as mulheres em alusão ao Outubro Rosa. Estão sendo oferecidos na unidade, consultas de enfermagem, PCCU, testes rápidos, ginástica laboral, palestra com enfermeira, lanche, sorteio de brindes, entre outras ações.
A ação, segundo a administração do local, é chamar atenção das mulheres para prevenção do câncer de mama e de útero. Maria Antônia Soares é dona de casa e diz que faz os exames anualmente, porque perdeu o pai e a mãe para o câncer e, por isso, o cuidado é redobrado.
“Vim para fazer o PCCU. É uma coisa que eu faço todos os anos, então aproveito o outubro rosa para fazer também e faço com regularidade, uma vez por ano. Aconselho todo mundo fazer, meu médico aconselha que a gente faça todos os anos”, disse.
Moradora do Ramal do Panorama, Maria Antônia da Silva disse foi fazer um atendimento geral e ginecológico.
“Vim para clínico geral e vou pedir ginecologista, que está com um cisto nos rins e mioma no ovário. Há três meses detectado e agora que vou conseguir essa consulta para mostrar e conseguir um ginecologista. Acho muito importante”, finaliza.

Mulheres esperam para ser atendidas na Urap São Francisco — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre
Dados do estado
O Acre registrou mais de 60 novos casos de câncer de mama e de colo do útero este ano. Os dados são do Núcleo de Prevenção de Doenças Crônicas da Secretaria Estadual de Saúde referentes ao período de janeiro a junho de 2022.
Nos seis primeiros meses deste ano foram registrados 40 casos de câncer de mama no estado, sendo que desses, 25 foram na capital acreana. Já com relação aos casos de câncer do colo do útero foram 26 mulheres diagnosticadas com a doença no Acre, e dessas 13 são de Rio Branco.
Com relação as óbitos, os dados da Saúde estadual apontam que 18 pessoas morreram em decorrência do câncer de mama e outras 20 por conta do câncer de colo do útero.
Em todo o ano passado, foram registrados 130 novos casos de câncer de mama e 163 de câncer do colo do útero. Em 2021, 62 pessoas morreram por causa dessas doenças em todo o Acre.
Colaborou Andryo Amaral, da Rede Amazônica Acre.
Por G1 AC