As orcas são conhecidas por suas técnicas de caça altamente especializadas e por serem grandes predadores dos mares. Mas agora, pela primeira vez, a baleias assassinas foram registradas caçando o maior animal que habita o planeta: a baleia azul.
De acordo com um artigo publicado na Marine Mammal Science, grupos de orcas foram flagrados matando e comendo baleias azuis em três ataques, na costa da Austrália. Esta é a primeira pesquisa a documentar esse comportamento.
No estudo, os cientistas conseguiram detalhar até mesmo como as orcas nadam dentro da boca da baleia azul – que pode chegar a 33 metros de comprimento – para comer a língua do mamífero gigante. “Aqui fornecemos a primeira documentação de orcas matando e comendo baleias azuis: dois indivíduos mortos, com 16 dias de intervalo em 2019 e um terceiro em 2021”, escreveram os pesquisadores no artigo.
Um dos ataques foi contra uma baleia adulta saudável – que tinha entre 18 e 22 metros de comprimento – e foi coordenado por pelo menos 12 orcas, lideradas por oito fêmeas adultas e um macho, informa o The Guardian. As primeiras observações foram feitas a partir de navios comerciais e quando os pesquisadores se aproximaram do local, grandes pedaços de pele e gordura já haviam sido arrancados da baleia azul e a maior parte da barbatana dorsal havia sido mordida.
Após uma hora de ataques, três orcas fêmeas se alinharam lado a lado e bateram na baleia azul de lado, empurrando-a para debaixo d’água, enquanto outras duas atacaram sua cabeça. Por fim, uma orca nadou para dentro da boca da baleia azul e começou a comer sua língua, que é nutricionalmente rica.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_7d5b9b5029304d27b7ef8a7f28b4d70f/internal_photos/bs/2022/m/2/gAXJaVRHOuffzDRzXCPA/orca.jpg)
Uma das orcas mordendo a boca de uma baleia azul — Foto: John Daw/Marine Mammal Science
“Este é o maior evento de predação do planeta: o maior predador de ápice derrubando a maior presa. Não temos mais dinossauros, então para mim como bióloga de baleias e zoóloga é uma coisa incrível”, diz o coautor do estudo Robert Pitman, ecologista marinho do Instituto de Mamíferos Marinhos da Oregon State University, à National Geographic.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_7d5b9b5029304d27b7ef8a7f28b4d70f/internal_photos/bs/2022/Q/S/RjQpKTRe6RwjnuMhNmPA/orca-3.jpg)
Baleia azul bastante machucada depois do ataque, com um osso exposto — Foto: John Daw/Marine Mammal Science
As orcas são conhecidas por caçarem grandes presas coordenadamente, semelhante a uma matilha de lobos. Este estudo adiciona a maior criatura do planeta a lista das suas presas, sugerindo que a única baleia de barbatana que consegue escapar do ataque desses predadores é a jubarte adulta.
Fonte: Um Só Planeta