Hoje, dia 22 de Janeiro de 2022, o INTO encontra-se com centenas de pessoas a procura de atendimento médico. E adivinhem quantos médicos para atender esta enorme demanda? Apenas 3 médicos!
E pra piorar, durante todo o dia não haviam médicos atendendo em Posto de Saúde algum de Rio Branco, aonde todas as pessoas que procuravam por atendimento eram encaminhadas ao INTO.
Pessoas que chegaram às 11horas da manhã ainda aguardam atendimento – às 17 horas.
Pessoas que já fizeram o exame e testaram positivo estão aguardando atendimento médico junto com pessoas que ainda não fizeram exame. Ou seja, quem não estiver com COVID, corre um grande risco de sair do INTO contaminado. “Tá tudo junto e misturado!” Tudo por falta de organização e estrutura de profissionais. Parece que o Governo não aprendeu a lição com a pandemia do ano passado… e quem paga o preço é o cidadão, que ao invés de ser bem atendido, passa por grandes transtornos, tendo que aguardar horas e horas pra conseguir um atendimento médito.
Quem já testou positivo e está apenas aguardando atendimento médico é um fator de risco aos que ainda querem sanar uma dúvida, se estão ou não com COVID. Estes, podem até apresentar um resultado negativo, mas ao sairem do INTO apresentam grande risco de sairem contaminados… contaminados pela desorganização e falta de estrutura profissional.
Tem pessoas que preferem ficar em casa, “levando uma vida normal” e contaminando outras, do que procurar a saúde pública e ficar horas e horas esperando pra ser atendido ou até mesmo, correndo o risco de ser contaminado, se não já estiver.
A Redação do Fronteiranewsacre procurou conversar com o responsável, ocasião em que a Gerente Geral, Helen Freitas, informou que em média são atendidas 500 pessoas em 24 horas, que não estão faltando testes, que a quantidade de médicos é boa e que está de acordo com a quantidade de profissionais do apoio, e ressaltou que grande quantidade de funcionários foram afastados porque estão com Covid. “A procura de assintomáticos é muito alta, o que prejudica o nosso fluxo e no total, na unidade, há apenas 7 médicos, 3 deles no PA, 24 horas, atendimento ininterrupto”, finalizou a Gerente Geral do INTO.