Equipes do Corpo de Bombeiros e Força Nacional voltaram a ser acionadas na madrugada desse domingo (3) para atender a um novo foco de incêndio na área da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Km 15 da BR-364, em Rio Branco.
Conforme os bombeiros, as equipes conseguiram conter os focos, protegendo a área de estudos e também plantações dos agricultores da região. A área continua sob monitoramento das equipes.
No último sábado (25), um incêndio de grandes proporções atingiu extensa área da Embrapa. Foram ao menos três dias de combate às chamas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/2/E/1jEtfsT2KK9gMhUHnvYA/whatsapp-image-2021-10-03-at-22.26.15.jpeg)
Novo combate às chamas ocorreu na madrugada desse domingo (3) na Embrapa — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros
Inicialmente, o chefe-geral da Embrapa no Acre, Bruno Pena, informou que a área de floresta atingida era de cerca de 25 hectares. Mas, depois ele disse que foi feito um sobrevoo com drone na região e constatado que a área atingida foi de 15 hectares. O local é usado para pesquisa.
Desta vez, ele afirmou que o novo foco ocorreu no mesmo local atingido há uma semana.
“Na verdade foram alguns troncos que continuavam fumegando e ventou um pouco ontem e acabou gerando um pouco mais de fumaça e, por precaução, para que o fogo não se espalhasse, nós fomos até a área e os bombeiros nos deram apoio novamente. Mas, já foi tudo controlado, foi apenas um monitoramento e não houve nenhuma nova área queimada”, informou o chefe-geral da Embrapa no Acre, Bruno Pena.
Por Iryá Rodrigues
Fonte: ContilNet