Na década de 1930, um casal de pesquisadores deu início a um estudo que viria a ser famoso no que diz respeito ao comportamento. Os psicólogos Winthrop e Luella Kellogg, que dirigiam um laboratório na Indiana State University e na Florida State University, ficaram intrigados com o caso de crianças criadas por lobos. Eles então pensaram: o que aconteceria se criassem um animal entre os humanos?
Os dois pegaram um chimpanzé de sete meses chamado Gua, natural de Cuba, e o levaram para casa. O chimpanzé passou a ser criado ao lado do filho de dez meses do casal, Donald. Gua recebeu o mesmo cuidado e atenção de seu “irmão” e era testado diariamente. Embora nunca tenha aprendido a falar como uma pessoa, seu crescimento físico e habilidades motoras progrediram rapidamente, em comparação com outros chimpanzés em cativeiro.
No entanto, o experimento não deu certo! Acontece que, ao mesmo tempo, Donald começou a imitar os grunhidos emitidos por Gua, o que pode ter sido um dos motivos para o término do experimento em apenas seis meses. Os Kellogg documentaram todo o experimento no livro The Ape and the Child. Se quiser se aprofundar na história, assista abaixo ao documentário sobre o ocorrido:

Fonte: Popular Science
Por Nathan Vieira
De Canaltech