Quando sofremos um corte ou uma lesão, o corpo humano conta com um mecanismo importante para auxiliar no controle de um sangramento ou uma hemorragia. Os coágulos sanguíneos são uma resposta fisiológica natural e importante para a manutenção da vida. O agrupamento das células sanguíneas, recobertas por uma proteína chamada fibrina, interrompe o fluxo e o sangramento.

No entanto, algumas pessoas podem apresentar a formação de coágulos sem que haja qualquer tipo de sangramento. A origem pode ser genética ou partir de outras doenças infecciosas, como a Covid-19. Nesse caso, temos uma doença chamada popularmente de trombose, que pode ser perigosa para a saúde.

O que são coágulos sanguíneos e quais preocupações devemos ter com eles?

Os coágulos sanguíneos são uma resposta fisiológica natural do organismo humano, que auxiliam no controle de um sangramento ou hemorragia. Quando o corpo sofre um corte ou uma lesão, as células sanguíneas se agrupam, recobertas por uma proteína chamada fibrina, de forma a interromper o sangramento.

Segundo o pesquisador Carlos Henrique Miranda, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), algumas doenças podem desencadear a formação de coágulos até mesmo quando não existe um sangramento ou hemorragia. Eles podem atingir uma variedade de órgãos, incluindo o pulmão, o cérebro e o coração, além de provocar casos de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

“A formação de coágulos dentro do vaso ou da artéria entope e interrompe a passagem de sangue, levando a um problema no órgão para o qual o sangue deveria chegar. Quando eles se formam nos vasos do pulmão, por exemplo, desencadeiam uma doença chamada embolia pulmonar. No caso de atingir uma coronária, vaso ligado ao coração, podem causar um infarto”, explicou Carlos.

O pesquisador destaca que diversos estudos científicos têm mostrado um aumento na incidência da trombose, decorrente da formação dos coágulos, relacionada a casos de Covid-19. “Os pacientes com a Covid-19 podem apresentar um estado de hipercoagulação causada pelas alterações desencadeadas pela própria doença ou pela ativação inflamatória”, explica.

O desenvolvimento de coágulos é mais comum em idosos, pacientes com câncer e pessoas acamadas. Pelo menos três fatores contribuem para a formação. Entre eles, a ocorrência de lesões nos vasos sanguíneos; situações em que o sangue tem pouca circulação, chamada tecnicamente de estase, e a predisposição hereditária ou adquirida (hipercoagulabilidade), que favorece a formação dos coágulos por alterações das próprias moléculas do sangue.

O tratamento é realizado com o uso de medicamentos anticoagulantes, que ajudam a desfazer os coágulos e impedir sua formação. Por serem medicamentos que interferem no processo de coagulação sanguínea, devem ser utilizados sob prescrição médica, dentro do ambiente hospitalar.

Fiquem atentos…

 

 

 

 

Por CNN

Utilidade pública

MAFFI & MAFFI IND. COM & IMP E EXP LTDACNPJ: 04.617.052/0001-62

Torna público que requereu ao Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença de Operação para atividade de Suinocultura – Terminação capacidade para 4.000 (quatro mil) animais, localizada no ramal da Estrada Velha, km 33, Zona Rural no município de Epitaciolândia – Acre

Publicidade